O DIA DO MAÇOM lembra o 20 de agosto de 1822. É uma alusão ao movimento de Maçons Brasileiros, principalmente Joaquim Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, que visava libertar o Brasil dos grilhões de Portugal. Éramos colônia e o 20 de agosto veio para libertar nosso povo daquela condição.
Hoje é o Dia do Maçom, não pela Peça de Arquitetura que o irmão Gonçalves Ledo apresentou dois dias após a proclamação da Independência, sem que a notícia tivesse chegado no Rio de Janeiro, mas por toda a articulação da Maçonaria com o patriótico propósito de nos livrar do jugo português.
O Dia do Maçom deve ser festejado por todos nós com orgulho de sermos irmãos daqueles heróis que nos precederam, muitos deles esquecidos pela nossa História oficial. De certa forma, a data escolhida homenageia o maior de todos eles, eclipsado pelos irmãos D. Pedro e José Bonifácio, este intitulado como Patriarca da Independência. Tiveram também importantes papéis, mas não a importância de Gonçalves Ledo, o verdadeiro Grande Arquiteto de nossa Independência.
No ano em que a Maçonaria organizada completou 304 anos (1717-2021) e o Grande Oriente Paulista-GOP completou 40 anos de fundação (1981-2021), estamos presenciando um grande avanço em nossa Potência, nos consolidando dentro da Maçonaria Paulista, com crescimento homogêneo, aumento em número de Lojas e irmãos, mesmo com a pandemia em curso há mais de 1 ano, mas a atuação do Grão Mestrado na gestão do Sereníssimo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES proporcionou que as Lojas tivessem orientação e apoio para seu funcionamento neste período inédito que estamos vivenciando, sem poder fazer nossas reuniões presenciais. O trabalho desenvolvido por esta gestão do irmão FERNANDO FERNANDES vem pavimentando e nos projetando como a Grande Potência do Futuro na Maçonaria Paulista.
Por isso importante nesta data também agradecer aos irmãos que nos precederam na fundação do nosso Grande Oriente Paulista, e que permitiram que hoje pudéssemos estar praticando a Maçonaria continuando a construção do nosso querido GOP, mas que não teria sido possível se aqueles não tivessem dado o primeiro passo. O SONHO SONHADO JUNTO por estes irmãos que nos precederam desde 1981 e que sempre trabalharam para que este momento se concretizasse agora já é real. Muitos deles já não estão entre nós, mas “cada tijolo que colocaram” nesta grande “obra” que é o Grande Oriente Paulista ficará marcado na história de nossa Potência.
Parabéns aos mais de 9.000 irmãos do Grande Oriente Paulista das quase 400 Lojas distribuídas por todo nosso Estado.
Parabéns aos irmãos Maçons de todo o Estado de São Paulo.
Parabéns aos irmãos Maçons em todo o nosso Brasil.
2 respostas
Parabéns à todos obreiros da paz neste dia dedicado a nós Maçons.
Que o esquadro e o compasso sejam sempre usados por nós no nosso desenvolvimento pessoal em prol da sociedade.
Parabéns à todos Maçons!!!