GRANDE ORIENTE PAULISTA VIABILIZA DOAÇÃO DE UM PIANO PARA ORQUESTRA SINFÔNICA PAULISTA DE SÃO CARLOS

O Grande Oriente Paulista-GOP através da Grande Secretaria de Planejamento está viabilizando a doação de um piano da marca PLEYEL, fabricado em 1871, para a Orquestra Sinfônica Paulista de São Carlos, através da união das Lojas e irmãos daquele oriente. O piano agora está sendo reformado pelo luthier Beto Machado, e, após a reforma, será incorporado ao patrimônio da Orquestra Sinfônica de São Carlos.

O Sereníssimo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES esteve presente na última quarta feira na cidade, juntamente com o irmão JOSÉ APARECIDO LOPES, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho dos Graus Escoceses 4 a 33 para o Brasil, para formalizar a iniciativa, oportunidade em que visitaram a sede da Orquestra Sinfônica Paulista de São Carlos, no Centro Acadêmico Musical Cordiano, sendo recebidos pelo Maestro da OSP João Cordiano da Silva e pelo diretor Dagoberto Cavaleiro, que explanaram a respeito da Orquestra, da fundamental importância que o piano terá para a execução dos projetos e para o ensino de música para jovens artistas da cidade.

Na oportunidade foram brindados com uma bela apresentação de algumas peças musicais, que agradou sobremaneira todos os que se encontravam presentes.  

A Orquestra Sinfônica de São Carlos é um baluarte da cultura e do esforço em fazer arte num país que tanto precisa deste exemplo de dedicação. Os projetos encabeçados pela orquestra e pelo centro musical estão sendo retomados com a volta após a pandemia e o apoio da sociedade para sua manutenção é de fundamental importância. A orquestra tem projetos de ensino de música a crianças e jovens inscritos em programas sociais, e conta com o apoio de leis de incentivo culturais nas três esferas, mas apenas o dinheiro público não é suficiente para realizar todas as iniciativas. Por isso, o apoio da Maçonaria e também de outras empresas e empresários que também se disponibilizarem à auxiliar esta Organização Social, será de fundamental importância para a entidade.

Segundo o Grão Mestre Fernando Fernandes, “é um papel também da Maçonaria oferecer através das ações institucionais ou então das ações de seus membros que mais pessoas possam ter oportunidades de desenvolvimento pessoal, pois isso traz como consequência o desenvolvimento e o progresso de toda a sociedade.”

Prestigiando a presença do Sereníssimo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES, estiveram presentes irmãos representantes das Lojas Eterno Segredo 11, Trabalho com Fraternidade 107, Adelino Marques Craveiro 296, Mestre Mário Tolentino, 378, todas do oriente de São Carlos, e Luz do Planalto 171 do oriente de Ibaté, além dos VM Deputados Antônio de Almeida Silva Neto e Felício Vanderlei Deriggi, O Grande Secretário Adjunto de Planejamento Pedro de Souza Neves Jr e o delegado distrital Evaldo Rocha Pedrosa.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *