No último dia de debates da CONFERÊNCIA MUNDIAL DA MAÇONARIA REGULAR vários temas foram debatidos, e alguns chamaram a atenção, entre eles a proposta apresentada pela Loja Alpina da Suíça, para incluir o substantivo feminino “mulheres” (no plural) na definição da Maçonaria e que foi rejeitada pela plenária. A proposta era a descrita abaixo:
“A maçonaria é uma fraternidade de homens ou MULHERES livres cujas raízes estão nas tradições dos pedreiros medievais”

Também houve uma intensa negociação que previa a alteração do estatuto da Conferência, com novas regras para a realização. Em contraponto a uma proposta de oito membros europeus, houve uma apresentação de proposta feita por treze membros brasileiros. Na continuidade do debate, tanto a Europa como o Brasil retiraram as propostas iniciais e entraram em acordo com nova proposta para excluir a figura do Secretário Executivo, substituindo por um Triunvirato composto por 3 Grandes Lojas (a Grande Loja organizadora atual, a Grande Loja organizadora passada e a Grande Loja futura que sediará a próxima Conferência). Foi então formada uma comissão para apresentar os detalhes até fevereiro de 2023, e as alterações só serão válidas e aprovadas a partir de maio de 2023, por ocasião da próxima Conferência em Israel.

O saldo desta 17ª CONFERÊNCIA foi positiva para os Maçons Brasileiros, pela atuação em todos os momentos da mesma, e, para o Grande Oriente Paulista traz para todos nós a certeza de que nossa Potência está reconhecida mundialmente, e caminha a passos largos para ser o grande farol da Maçonaria Paulista.
Entretanto outros desafios se aproximam. E manter o elevado nível de nossa Potência é fundamental, pois no patamar que chegamos não podemos recuar, pois muito foi já foi feito, e o trabalho desenvolvido pelo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES e os seus Grande Secretários foi inegável para que chegássemos a este nível de reconhecimento. Agora não podemos nos aventurar e sermos iludidos e sofrer um retrocesso nas conquistas que já tivemos.
Também não podemos prescindir da experiência, do conhecimento, do seu excelente relacionamento com irmãos, da sua capacidade de realização, e da sua disponibilidade para o trabalho em prol do Grande Oriente Paulista que o Grão Mestre FERNANDO FERNANDES demonstrou neste curto período em que esteve a frente do GOP, mesmo limitado pela pandemia do COVID 19.
As Lojas e o GOP ficaram fechados na maior parte do seu mandato, mas ele não desanimou com as dificuldades e o fato de não poder se relacionar com as Lojas que se encontravam fechadas.
Trabalhou incessantemente para colocar o GOP neste lugar de destaque que todos tem comprovado.
Sua participação e desenvoltura durante a CONFERÊNCIA foram aplaudidos por vários membros da delegação brasileira, que reconheceram a liderança do nosso Grão Mestre. Parabéns, Sereníssimo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES, por toda sua dedicação ao nosso querido GOP, e por demonstrar ser um grande Maçom e por estar à altura do alto cargo que ocupa. É de irmãos com este escopo que o GOP precisa para dirigir nossa querida instituição, para não sermos surpreendidos por aventureiros com seus projetos pessoais.
5 respostas
Sinto-me honrado por fazer parte da família Maçônica do GOP.
Nosso Serenissimo Grão Mestre Fernando Fernandes, na direção, elevou o conceito da nossa potência à nível mundial.
Pensar seriamente em uma reeleição. Tem todo meu apoio.
Parabéns Sereníssimo pela Representação, elevando o nome do GOP a nível mundial.
Belo trabalho
Vem. Mestre Loja Duque de Caxias
Pra. Limeira.
Parabéns Sereníssimo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES, trabalhando nesta Conferência a elevar nosso GOP a ser reconhecido mundialmente.
Parabens Serenissimo Grão Mestre por elevar cada vez mais o GOP a ser reconhecido mundo afora.
Parabéns Serenissimo irmão Fernando Fernandes! Trabalho discreto e efetivo para consolidar o nosso Grande Oriente Paulista -GOP. Continue assim: vacinado contra a vaidade e sempre colocando o interesse coletivo e o bem comum acima dos interesses pessoais. Que o GADU o abençoe!