Diariamente 1.800 irmãos recebem em seu smartphone uma mensagem intitulada “MINUTO MAÇÔNICO”, onde em poucas linhas temas relativos à Ordem Maçônica são apresentadas numa pequeno texto.
Iniciativa do nosso irmão FERNANDO FERNANDES há vários meses, onde mesmo ocupando na época o cargo de Grão Mestre do Grande Oriente Paulista reservava espaço diário para levar esta “pílula de conhecimento maçônico” aos irmãos de todo Brasil. Sim, os irmãos inscritos estão distribuídos em todos os Estados do Brasil e alguns até do Exterior, sendo comum que estes irmãos repassem o conteúdo aos seus grupos de irmãos, multiplicando o conhecimento.
As informações transmitidas pelo Minuto Maçônico, sintéticas e resumidas, têm a intenção de repassar conceitos superficiais, estimulando a busca do conhecimento correto e sem mistificações ou enganos, sendo que nenhuma informação de nossos segredos é repassada. Toda matéria contida no Minuto Maçônico pode ser encontrada em livros, em bibliotecas públicas e na Internet. Apenas são filtradas para evitar conteúdos distorcidos e invencionices
Durante muitos anos, a falta de conhecimento proporcionou o surgimento de muitos “inventores” dos diversos ritos e, isso causou uma dispersão dos interessados em galgar os graus complementares de todos os ritos.
Recentemente, com algumas inserções a respeito dos graus ingleses, houve um aumento significativo de Irmãos que buscaram outros conhecimentos e, até mesmo, interessados em fundar outras Lojas para a prática do Rito de Emulação.
Segundo o irmão FERNANDO FERNANDES, “o mais gratificante é receber os contatos de irmãos que recebem o MINUTO MAÇÔNICO diariamente e fazem questão de retornar com agradecimento, como o irmão Carlos Alberto, do Paraná:”
“Meu Ir
Parabéns pelas postagens no MM
Como deixou bem claro, é um ponto de partida, cabe a cada um o devido aprofundamento.
Tenho repassado, com sua permissão e devidos créditos, aos IIr da minha loja ARLS Mensageiros da Luz n.157 – Or.’. Curitiba/PR – Grande Loja do Paraná, e são só elogios.
TFA
Carlos Alberto M. Roballo – MM”
E também da Inglaterra, o comentário feito pelo irmão Gustavo Imhof, do oriente de Leeds-Inglaterra:
“Ao Irmão Fernando Fernandes
Meu Querido e Amado Ir
Estou lendo ha alguns dias o Minuto Maçônico e preciso confessar que se trata, ao meu ver, de um excelente trabalho.
Eu fui feito Maçom na Inglaterra, mas sendo brasileiro, sempre tive uma curiosidade sobre a Maçonaria na pátria mãe. Esse Minuto Maçônico me oferece uma aproximação, ensinos novos e uma atualizada em outros conceitos que são, de fato, universais.
Um excelente trabalho que deveria encher todos os IIr envolvidos de muito orgulho! Parabéns!
Gustavo Imhof
United Arts Rifles Lodge No. 3817
Aurora Lodge 4047
Leeds, UK
United Grand Lodge of England”
Assim, esperamos que, sem levantar o véu iniciático, sem crendices ou mistificações, possamos galgar os graus de nossa amada Maçonaria Universal, em busca do verdadeiro conhecimento.
Atualmente o Minuto Maçônico é distribuído aos Irmãos que solicitam inscrição, através de seis grupos do Whatsapp e um grupo no Telegram, tendo sido publicado até ontem 122 edições.
Se o irmão ainda não recebe e deseja receber informações diárias do MINUTO MAÇÔNICO no seu celular, clique no link abaixo. Caso já receba compartilhe com algum irmão para que ele também possa vir a receber.
4 respostas
Bela iniciativa do nosso Ir.’. Fernando Fernandes, continue nessa luta diária de divulgar a maçonaria, PARABENS, PARABENS, PARABENS.
Parabéns Sereníssimo Irmão Fernando Fernandes, Grão Mestre do Grande Oriente Paulista pela maravilhosa iniciativa do Minuto Maçônico. Somos da Loja Fraternidade e Trabalho, Oriente de Tupi Paulista-SP e já estamos propondo, através do nosso Venerável Irmão Ricardo, a também leitura em nossas sessões dessas pílulas do conhecimento maçônico. Parabéns !!!
Excelente trabalho de semear ideias e fatos tão relevante em nosso mundo profano agregando e estimulando nossos irmãos a não ceder para o lado da ignorância e para as trevas. Sou muito grato em estar recebendo essa leitura em poucas palavras mas com um conteúdo rico e objetivo para aqueles que querem buscar ou melhor lapidar a pedra bruta e escalar a escada de Jaco
Ir. Fernando,
Obrigado pelo Minuto Maçônico que desperta em todos nós a busca constante da evolução, propósito que o Criador espera de nós.
TFA
Premoli