LOJA CENTENÁRIA LUZ DE BRODOWSKI 72 NO ORIENTE DE BRODOWSKI COMPLETA 122 ANOS COMO O FAROL MAÇÔNICO DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO

A Loja LUZ DE BRODOWSKI 72  do oriente de Brodowski foi fundada no dia 01 de março de 1900, e acaba de completar 122 anos de fundação.

A Loja foi fundada logo no primeiro ano do século 20, antes mesmo de Brodowski se tornar município (seria elevado à município em 22/8/1913) e ao longo do século foi testemunha dos eventos mundiais, duas grandes guerras, pandemia da gripe espanhola, ditadura Vargas, revolução constitucionalista de 1932, e dezenas de outras situações ocorridas no Brasil e no mundo. E ainda tem como um dos seus cidadãos ilustres ali nascidos o pintor CÂNDIDO PORTINARI.

 Os irmãos fundadores viviam em tempos difíceis naquele período também no Brasil, mas isto não desmotivou estes irmãos que se decidiram por levar a Ordem Maçônica também para aquele oriente, permitindo que nossos irmãos daquela região também pudessem participar de nossa Ordem. Hoje o Grande Oriente Paulista tem naquela região do Estado dezenas de Lojas fundadas posteriormente, sendo que a LUZ DE BRODOWSKI 72 é a mais antiga

Durante este mais de um século e já somando quase mais um quarto de século, os irmãos que participaram da Loja LUZ DE BRODOWSKI 72  demonstraram que a Ordem Maçônica transcende ao tempo, e devemos agradecer a estes irmãos fundadores e a todos os outros que passaram pela Loja e que já não mais se encontram em nosso convívio, pois o trabalho de cada um foi o que permitiu que, aos membros atuais, fosse possível participar desta Loja que permanece ativa e com seus obreiros sempre motivados, sendo que hoje temos 31 irmãos em atividade naquela oficina.

E um destes é o irmão Amando Fabri, que possui o CIM número 2594, tendo sido iniciado no ano de 1973, e completará agora em 28 de abril 49 anos de Ordem Maçônica, iniciando o seu jubileu de ouro a ser comemorado em 2023. Um grande irmão que muito contribuiu para esta Loja e para o Grande Oriente Paulista, ao qual em nome dele parabenizamos a todos os irmãos atuais do quadro, nunca deixando de lembrar os nossos irmãos fundadores e todos os que passaram pela Loja nestes seus 122 anos.

A atual diretoria da Loja é formada pelos irmãos abaixo:

VM: Roberto Evandro Luzente

1º Vig: Frederico Cação Carvalho Leme

2º Vig: João Paulo Gonçalves Garducci  

Or: Anderson Marcos Tenda

Sec: Pablo Augusto Cruz

Tes: José Angelo Poloni

Parabenizamos também ao Venerável Mestre Roberto Evandro Luzente, que está no seu terceiro mandato seguido (2019/2020 2020/2021 2021/2022), reconduzido que foi pelos irmãos do quadro por duas vezes ao cargo, muito merecido, com certeza também em função da pandemia e pelo longo tempo que a Loja teve que ficar fechada por vários meses, nada mais natural a recondução para que finalizasse seu planejamento de trabalho.

A Loja trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceito e se reúne as segundas feiras as 20:00hs no Templo Irmão JOSÉ PRIMO PUGNOLLI JUNIOR, que fica na rua General Osório 141, Brodowski, onde todos os irmãos estão convidados para participar dos seus trabalhos.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *