BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA – O PAPEL DE DOM PEDRO E DOS MAÇONS NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A história da Independência do Brasil está intimamente ligada com a fundação do Grande Oriente do Brasil, a primeira Potência Maçônica fundada em nosso País. Foi no ano de 1822, a 17 de junho, que ocorreu a fundação do Grande Oriente do Brasil, composto pelas Lojas “Comercio e Artes”, “União e Tranquilidade” e “Esperança de Niterói”.

Apesar de farto material documental existente, pouco se tem publicado sobre o papel importante, decisivo e histórico que a Maçonaria, como Instituição, teve nos fatos que precipitaram a proclamação da Independência.

Desde sua descoberta em 1500, o Brasil foi uma colônia Portuguesa, sendo explorada desde então pela sua metrópole. Não tinha liberdade econômica, liberdade administrativa, e muito menos liberdade política. Como a exploração metropolitana era excessiva e os colonos não tinham o direito de protestar, cresceu o descontentamento dos brasileiros.

Iniciando o século XVIII, já eram vários os movimentos que pregavam a independência de Portugal, o que resultou na deflagração de conflitos como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana, que foram reprimidas pelos governantes da época.

E a Maçonaria esteve sempre presente trabalhando para que o ideal de libertação de Portugal se concretizasse. Vários foram os artífices maçons que muito contribuíram para que a Independência acontecesse, sendo que muitos deles foram até esquecidos pela nossa História oficial, eclipsado pelos irmãos D. Pedro e José Bonifácio, este intitulado como Patriarca da Independência. Tiveram também importantes papéis, mas não a importância de Gonçalves Ledo, o verdadeiro Grande Arquiteto de nossa Independência.

Dom Pedro foi iniciado, elevado e exaltado ao Grau de Mestre sem cumprir os interstícios, porque era preciso fazer Maçom o Príncipe Dom Pedro, e o “Dia do Fico” em 9 de janeiro daquele ano já havia sido influenciado pelo discurso realizado por José Clemente Pereira. José Bonifácio já falara da Maçonaria à Dom Pedro, da ação de Gonçalves Ledo e outros líderes maçônicos, e conseguiu engajá-lo na luta pela Independência. Tanto que em agosto de 1822, o Príncipe, agora já sendo Maçom, tomou uma medida dura em relação à Portugal, declarando inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil sem seu consentimento.

Em 14 de agosto Dom Pedro parte em viagem com a finalidade de apaziguar os descontentes em São Paulo. De onde se dirige para Santos em 5 de setembro de 1822, regressou na madrugada de 7 de setembro. Encontrava-se na colina do Ipiranga, às margens de um riacho, quando foi surpreendido por notícias enviadas com urgência pelo seu primeiro ministro José Bonifácio. D. Pedro, após tomar conhecimento dos conteúdos das cartas, pronunciou as seguintes palavras: As cortes me perseguem, chamam-me com desprezo de rapazinho e de brasileiro. Verão agora quanto vale o rapazinho. De hoje em diante estão quebradas as nossas relações; nada mais quero do governo portugs e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal“. INDEPENDÊNCIA OU MORTE, eis o grito da honra, a nova era que surgiu daquele brado, dando nos esta Pátria continental e com ela a imensa responsabilidade de mantê-la intacta na sua soberania, inviolável nas suas fronteiras, desenvolvida na sua economia, preservada nas suas riquezas, grandiosa na sua civilização, respeitada nas suas instituições, culta, próspera e feliz.

Parabéns à nossa Pátria pelos 200 anos de Independência, parabéns a todos os Maçons e não Maçons que trabalharam para que isto acontecesse, e, o mais importante, é que possamos agora, nós Maçons do século 21, continuar trabalhando em nossos Templos defendendo os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sempre vencendo nossas paixões, submetendo nossas vontades, levantando Templos à virtude e cavando masmorras ao vício.

*Com colaboração do trabalho do irmão Egon Rossdeutscher, oriente de Campos Novos-SC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *