A Loja RIO BRANCO V 021 do oriente de Urupês foi fundada no fia 25 de setembro de 1924 e caminha com força e vigor para completar seu centenário no ano de 2024.
No último dia 21 de setembro, a atual diretoria comandada pelo Venerável Mestre Renato Alcides Angelo realizou uma bela Sessão Magna Branca de Aniversário para comemorar os 98 anos de fundação, e já se preparando para a vinda do Centenário, oportunidade em que a Loja prestou homenagens à irmãos do quadro.
Homenagem póstuma ao irmão José Benedito Robert de Lima, na pessoa dos familiares presentes, e os irmãos José Mario Marchioni e Armando Aparecido Donizeti Sardela receberam os títulos de Maçom Emérito.
A história da Loja confunde-se com a história do município, pois a Loja foi fundada 4 (quatro) antes até de Urupês ser elevado à município, ou seja, antes da emancipação política, o que demonstra a importância da existência da Loja na história da cidade. Inicialmente fundada com o nome de Loja Capitular do Oriente de Mundo Novo, e em 1926, após a regularização, adotou o nome de Loja Simbólica Rio Branco V do Oriente de Mundo Novo. Somente no ano de 1946 viria a adotar o nome atual de Loja RIO BRANCO V 021 do oriente de Urupês.
Anotadas as presenças do Grande Secretário Adjunto da Macrorregião IV Renan Gomes da Silva, o Delegado da 18ª RM Dani Ricardo Batista Mateus, o Eminente Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa irmão Edmo Gabriel, o Presidente da Mútua Maçônica Paulista irmão Mário Antonio Bento, Veneráveis Mestres Deputados, Mestres Instalados, dezenas de convidados dos familiares dos irmãos da Loja e também dos que foram homenageados.
Parabéns aos obreiros da Loja RIO BRANCO V 021 do oriente de Urupês pela sua dedicação à Ordem Maçônica e ao Grande Oriente Paulista, pelo trabalho que desenvolveu até agora nos 98 anos de existência, e temos certeza que as comemorações do Centenário serão mais um marco na história desta Loja.







