Uma das atribuições da Grande Secretaria das Entidades Paramaçônicas é promover regularmente as adoções de Lowtons no Grande Oriente Paulista, adotando todas as medidas de logística, planejamento e divulgação para que essas cerimônias ocorram dentro dos ditames de nossos princípios e regulamentos, aproximando a família maçônica das atividades de nossa instituição.
No próximo dia 19 de novembro de 2022, na sede do GOP, irá ocorrer a primeira Sessão de Adoção de Lowtons, organizado pela Grande Secretaria de Entidades Paramaçônicas. Uma cerimônia muito significativa está sendo preparada pelo Grande Secretário irmão Ocimar Marques de Amorim para que os jovens adotados sejam recebidos num ambiente de muita harmonia, para que em adulto, possa fazer fileira com os maçons que já trabalham em razão da criação de novos paradigmas para o bom viver da humanidade.
A adoção de Lowtons é uma cerimônia maçônica ritualística considerada apadrinhamento de meninos e meninas. Segundo alguns autores, a origem desta cerimônia é muito antiga e estaria ligada aos Mistérios de Ísis no Antigo Egito, quando tinha o significado de “festa do jovem lobo”; daí alguns, ainda hoje, darem ao título “Lowton” o significado de “lobo” ou “lobinho”. A idade mínima exigida para que um menino ou menina seja adotado como Lowton, depende da Potência Maçônica, mas de modo geral a idade mínima é de 07 (sete) anos e a máxima é dos 16 aos 18 anos. A Loja e o padrinho assumem responsabilidades ao adotar uma criança como Lowton. Deverá proteger o adotado, pagar-lhe os estudos até o grau superior (se necessitado) e, se for órfão, sustentá-lo até a maior idade.
Aos irmãos e Lojas que desejarem também realizar a Adoção de Lowtons em sua oficina, basta entra em contato com a Grande Secretaria de Entidades Paramaçônicas que receberão todas as orientações necessária.
Uma resposta
Muito bom.A Brasil lll de Sorocaba já vez uma sessão de Lowton este ano.