Corria o ano de 1922 e no Brasil uma crise do café, uma inflação alta e especialmente uma crise fiscal. É o final do governo Epitácio Pessoa que apesar de ter começado com grandes esperanças de prosperidade, deixava a desejar. A eleição do mineiro Arthur Bernardes a presidência dá aos paulistas o controle da economia com Sampaio Vidal no Ministério da Fazenda e Cincinato Braga no Banco do Brasil. 1922 é, portanto, um ano de crise que gerou uma reação. Reação de continuidade do regime e formalização da política do café-com-leite. 1922 é também o ano de auge da crise econômica que começou em 1920. Crise esta caracterizada na dependência do país em um só produto primário de exportação, que era o café. Mas também o ano de 1922 trouxe a Semana de Arte Moderna no Brasil, a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, no ano de 1922, no Rio de Janeiro.
Foi neste clima que no oriente de Mococa ocorreu a fundação da Loja UNIÃO MOCOQUENSE em 26 de outubro de 1822, fruto da união de irmãos que haviam pertencido à duas Lojas que já existiam na cidade e estavam adormecidas há vários anos: a Loja CARIDADE MOCOQUENSE e a Loja HONRA E CARIDADE. E foi através desta reunião de irmãos de ambas as Lojas que se formou o quadro de irmãos fundadores. Para fins de registro, por ocasião da fundação do GOP, onde a Loja foi uma das fundadoras de nossa Potência, adotou-se como data de fundação para a nova Loja a data de fundação da Loja Capitular CARIDADE MOCOQUENSE, em 1892.
O Sereníssimo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES deslocou-se no último dia 25 de outubro até aquele oriente para prestigiar a Sessão Comemorativa de Fundação da Loja UNIÃO MOCOQUENSE, e esteve acompanhado do Grande Secretário de Relações do Interior da Macrorregião VI Carlos Alberto Galante, os Grande Secretário Adjuntos de Relações do Interior Luiz Juncioni e Amadeu Carlos Ferreira, o Delegado da 23ª RM irmão Joaquim do Carmo Silva, o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho dos Graus Escoceses 4 a 33 do Brasil irmão José Aparecido Lopes, além de diversas autoridades maçônicas do GOB e da GLESP.
Mais de uma centena de irmãos também estiveram presentes de dezenas de Lojas da região e também do sul de Minas, demonstrando o bom relacionamento existente entre os obreiros do GOP e do Estado vizinho.
Parabéns aos irmãos da Loja UNIÃO MOCOQUENSE 06 pelo belo trabalho que vem realizando e pelo muito que esta Loja já contribuiu para o Grande Oriente Paulista, deixando de lembrar os nossos irmãos fundadores e todos os que passaram pela Loja nestes seus 100 anos.




