A SOLIDARIEDADE DOS MAÇONS TAMBÉM SE FAZ SENTIR NAS ADVERSIDADES SOFRIDAS PELA POPULAÇÃO DO LITORAL DE SÃO PAULO COM AS CHUVAS NO CARNAVAL

Algumas cidades do litoral norte do Estado de São Paulo sofrem situação de calamidade pública com as chuvas torrenciais que castigaram a região a partir do sábado de carnaval, continuando no domingo, e provocando muito estrago, casas destruídas, ruas alagadas, quedas de barreiras e de árvores, falta de energia, interrupção da travessia de barcas e balsas, além de dezenas de mortos e desaparecidos.

Estradas interrompidas por queda de barreira, dificuldade de acesso, comunicação interrompida, dezenas de feridos e desabrigados, desencadearam uma onda de solidariedade entre a população, e a Ordem Maçônica também se fez presente. O Grão Mestre do GOP FERNANDO FERNANDES soltou um comunicado nas redes sociais onde informava que “nosso Grande Secretário de Relações do Interior, da região afetada pelas fortes chuvas,  comunicou o trabalho realizado  pelos irmãos das Potências GOP, GOB-SP e  GLESP, para arrecadação e distribuição de roupas, alimentos,  material de limpeza e primeira necessidade. Estas Potências estão trabalhando através de várias entidades como igrejas, casas espíritas,  grupos de WhatsApp maçônico e profanos, para poder auxiliar a população em geral do Litoral Norte. Além do trabalho realizado diretamente pela ARLS União Progressista (imagem abaixo), trabalham diretamente com entidades oficiais.”

Também colocou o Grande Oriente Paulista à disposição dos irmãos para centralizar doações informando que “O GOP estará recebendo roupas, alimentos não perecíveis, fraldas e material de limpeza para encaminhar aos desabrigados. Também disponibilizamos a chave pix 47.331.871/0001-51 (CNPJ do GOP) para doações em dinheiro, que será destinado à entidades locais

Mas a solidariedade se faz também além da doação de dinheiro e itens materiais, se faz com a doação do seu tempo, do seu conhecimento e suas habilidades que possam amenizar a dor dos atingidos, seja auxiliando na retirada de lama das casas e ruas, preparando quentinhas e café para atender aos desabrigados, bem como no auxílio às vítimas que precisavam de atendimento de saúde.

Foi o que motivou nosso irmão Fernando José Piffer, mestre maçom da Loja LUZ DO ORIENTE 56 do oriente de Bebedouro, e a cunhada Karla Piffer, que, estando de férias no litoral para passar o feriado de carnaval com a família em Barra do Sahy, o local onde estavam foi um dos epicentros da tragédia, com o maior número de vítimas. Sendo ambos de formação médico(a) pediatra e cirurgião infantil, não teve dúvidas e voluntariou-se para somar às equipes de socorristas que passaram a atender as vítimas que necessitavam de cuidados de saúde. Um trabalho necessário e imediato que favoreceu ao atendimento das vítimas, uma vez que o socorro médico  oficial e as equipes de resgate demoraram a chegar devido ao acesso bloqueado, e as condições de atendimento eram extremas e adversas, e foram os primeiros médicos a chegar no Instituto Verde Escola, para onde estavam sendo levados os mortos e feridos.  Com isso e sua pronta disponibilidade, veio a somar no atendimento aos pacientes nos primeiros socorros, promovendo um alento aos que sofreram alguma ocorrência que necessitasse de intervenção médica. Além dele sua esposa Karla Piffer, também médica, e a filha Ana Laura, acadêmica de medicina, também participaram ativamente nesta prestação voluntária de atendimento em saúde no posto de saúde local.

De família de Maçons, o irmão Fernando José Piffer foi iniciado no ano de 2003 e na atual gestão do VM Edne José Piffer Junior ele ocupa o cargo de Primeiro Vigilante, desta administração 2022/2023.

Parabéns ao irmão Fernando José Piffer pelo seu desprendimento e pela sua disponibilidade em servir.

Aos irmãos que desejam fazer doações, seguem abaixo algumas das entidades que foram destacadas pelo GOP para que possam receber os donativos.

Uma resposta

  1. A ARLS Gênesis de Atlântida, 385, de Caraguatatuba, também está empenhada no auxílio aos necessitados, usando os fundos do Tronco de Solidariedade, para aquisição de gêneros alimentícios e fraldas descartáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *