Algumas cidades do litoral norte do Estado de São Paulo sofrem situação de calamidade pública com as chuvas torrenciais que castigaram a região a partir do sábado de carnaval, continuando no domingo, e provocando muito estrago, casas destruídas, ruas alagadas, quedas de barreiras e de árvores, falta de energia, interrupção da travessia de barcas e balsas, além de dezenas de mortos e desaparecidos.
Estradas interrompidas por queda de barreira, dificuldade de acesso, comunicação interrompida, dezenas de feridos e desabrigados, desencadearam uma onda de solidariedade entre a população, e a Ordem Maçônica também se fez presente. O Grão Mestre do GOP FERNANDO FERNANDES soltou um comunicado nas redes sociais onde informava que “nosso Grande Secretário de Relações do Interior, da região afetada pelas fortes chuvas, comunicou o trabalho realizado pelos irmãos das Potências GOP, GOB-SP e GLESP, para arrecadação e distribuição de roupas, alimentos, material de limpeza e primeira necessidade. Estas Potências estão trabalhando através de várias entidades como igrejas, casas espíritas, grupos de WhatsApp maçônico e profanos, para poder auxiliar a população em geral do Litoral Norte. Além do trabalho realizado diretamente pela ARLS União Progressista (imagem abaixo), trabalham diretamente com entidades oficiais.”
Também colocou o Grande Oriente Paulista à disposição dos irmãos para centralizar doações informando que “O GOP estará recebendo roupas, alimentos não perecíveis, fraldas e material de limpeza para encaminhar aos desabrigados. Também disponibilizamos a chave pix 47.331.871/0001-51 (CNPJ do GOP) para doações em dinheiro, que será destinado à entidades locais”
Mas a solidariedade se faz também além da doação de dinheiro e itens materiais, se faz com a doação do seu tempo, do seu conhecimento e suas habilidades que possam amenizar a dor dos atingidos, seja auxiliando na retirada de lama das casas e ruas, preparando quentinhas e café para atender aos desabrigados, bem como no auxílio às vítimas que precisavam de atendimento de saúde.
Foi o que motivou nosso irmão Fernando José Piffer, mestre maçom da Loja LUZ DO ORIENTE 56 do oriente de Bebedouro, e a cunhada Karla Piffer, que, estando de férias no litoral para passar o feriado de carnaval com a família em Barra do Sahy, o local onde estavam foi um dos epicentros da tragédia, com o maior número de vítimas. Sendo ambos de formação médico(a) pediatra e cirurgião infantil, não teve dúvidas e voluntariou-se para somar às equipes de socorristas que passaram a atender as vítimas que necessitavam de cuidados de saúde. Um trabalho necessário e imediato que favoreceu ao atendimento das vítimas, uma vez que o socorro médico oficial e as equipes de resgate demoraram a chegar devido ao acesso bloqueado, e as condições de atendimento eram extremas e adversas, e foram os primeiros médicos a chegar no Instituto Verde Escola, para onde estavam sendo levados os mortos e feridos. Com isso e sua pronta disponibilidade, veio a somar no atendimento aos pacientes nos primeiros socorros, promovendo um alento aos que sofreram alguma ocorrência que necessitasse de intervenção médica. Além dele sua esposa Karla Piffer, também médica, e a filha Ana Laura, acadêmica de medicina, também participaram ativamente nesta prestação voluntária de atendimento em saúde no posto de saúde local.
De família de Maçons, o irmão Fernando José Piffer foi iniciado no ano de 2003 e na atual gestão do VM Edne José Piffer Junior ele ocupa o cargo de Primeiro Vigilante, desta administração 2022/2023.
Parabéns ao irmão Fernando José Piffer pelo seu desprendimento e pela sua disponibilidade em servir.
Aos irmãos que desejam fazer doações, seguem abaixo algumas das entidades que foram destacadas pelo GOP para que possam receber os donativos.














Uma resposta
A ARLS Gênesis de Atlântida, 385, de Caraguatatuba, também está empenhada no auxílio aos necessitados, usando os fundos do Tronco de Solidariedade, para aquisição de gêneros alimentícios e fraldas descartáveis.