Na última reunião ordinária do ICD-ILUSTRE CONSELO DELIBERATIVO ocorrida neste mês de novembro de 2023 tivemos 29 (vinte e nove) processos para serem deliberados, analisados e votados pelos ilustres Conselheiros.
A reunião ocorreu de forma presencial na sede do Grande Oriente Paulista sendo que, como é regimental, a presidência da reunião foi conduzida pelo Sereníssimo Grão Mestre Adjunto CELSO RIBEIRO, onde estiveram presentes a grande maioria dos Ilustres Conselheiros, que se deslocam dos seus orientes onde residem, boa parte deles em cidades do interior, alguns distantes até 700 km da capital, e comparecem para deliberar sobre os processos que estarão na pauta e que já tiveram seu voto produzido e relatado durante o mês por algum dos irmãos Conselheiros, e que na reunião mensal é analisado por todos os demais e deliberado por sua aprovação ou não. Ausente o irmão Grande Orador Paulo Costa Khedi, do oriente de Barretos, por problemas emergenciais de saúde.
À se destacar o grande número de regularizações que estão sendo solicitadas de irmãos em Lojas de todo o Estado, sendo que após a análise prévia pelo GOP da documentação que deve ser enviada pelas Lojas, o processo com o pedido de regularização é enviado ao representante do Ministério Público Maçônico que emite seu parecer sobre a legalidade e, só após essa manifestação do MPM é que o referido processo é enviado para um dos irmãos Conselheiros, de forma eletrônica, para que ele, estando em sua residência, emita o parecer descrevendo seu voto. Cumprida também essa última parte, o processo de regularização é novamente devolvido ao GOP que encaminha o mesmo à Secretaria do ICD para ser incluído na pauta da reunião do ICD que ocorre mensalmente. Ou seja, os Ilustres Conselheiros trabalham emitindo seus pareceres de processos individuais durante o mês e comparecem depois presencialmente na Capital para participar da votação de todos os processos em pauta daquela reunião. Engana-se quem pensa que o trabalho dos Ilustres Conselheiros é somente estar presente na reunião mensal.
Nesta última sessão foram aprovados Diplomas de Mérito Maçônico de Grande Benemérito para 04 (quatro) irmãos, o que é muito gratificante notar que estes irmãos, já com idade avançada, não deixam de participar regiamente das sessões de suas Lojas, servindo de grande exemplo para todos nós. Da Loja LUZ E FRATERNIDADE 359 oriente de Pompeia o irmão Antonio Carlos Mendes Barbosa, da Loja LUZ DE RIBEIRÃO PRETO 135 do oriente de Ribeirão Preto o irmão Gilberto Guedes Pádua, da Loja HARMONIA E PROGRESSO 172 do oriente de Sorocaba o irmão Arodi José Ribeiro, e da Loja UNIÃO UNIVERSAL 50 030 do oriente de Votuporanga o irmão Jurandyr Paggioro.
Vários foram os processos examinados durante este ano deliberando sobre a fundação de novas Lojas em nossa Potência e, destas novas Lojas, observamos que participam como fundadores irmãos Grande Secretários, Delegados, Veneráveis Mestres de várias Lojas, que, mesmo já participando de outras Lojas e tendo atribuições junto à suas Lojas e o Grão Mestrado, tem também se disponibilizado a dedicar parte do seu tempo frequentando estas novas Lojas e propiciando a outros profanos que possam vir a ser iniciados em nossa Ordem Maçônica. São exemplos a serem seguidos pelos demais irmãos dirigentes de Lojas nos demais orientes do Estado, pois temos centenas de cidades com grande número de habitantes e que não possuem ainda Lojas do GOP, sendo que poderiam já estar com Lojas em atividade. Basta o Venerável Mestre de sua Loja dar o primeiro passo para uma nova fundação.
Devemos nos lembrar que, somente temos a oportunidade de hoje de frequentarmos a Ordem Maçônica, foi porque em algum momento lá atrás alguns irmãos fundaram a Loja que frequentamos, e foi graças a iniciativa destes irmãos fundadores e de sua disponibilidade que possibilitou que hoje nós possamos estar participando da Maçonaria. Caso eles não tivessem dado o primeiro passo de fundar a Loja que hoje frequentamos não estaríamos aqui. Pensem nisso. Seja você também um incentivador da fundação de novas Lojas em cidades vizinhas à sua.






