HOJE É DIA 21 DE JUNHO, DIA DO SOLSTÍCIO DE INVERNO NO HEMISFÉRIO SUL E SUA RELAÇÃO COM O BANQUETE RITUALÍSTICO OU LOJA DE MESA

No dia 21 de junho de cada ano ocorre o solstício de inverno (no hemisfério sul e de verão no hemisfério norte), dia mais curto e a noite mais longa, e diversas religiões consideram os dias de Solstício e Equinócio como sendo dias mágicos, uma vez que são em tais momentos que ocorre a mudança das estações. Por ser o dia de maior noite no ano, o solstício de inverno (21 de junho) é associado à morte, ao desconhecido ou à escuridão, enquanto o dia de maior claridade (21 de dezembro) é associado à vida ou à luz (solstício de verão).

Na antiguidade as iniciações eram feitas sempre no solstício de inverno, porque, sendo o último dia de maior noite, significava a marca do início do ciclo de dias de luz cada vez maiores, a cada dia que doravante se passará. Significava ainda a saída do mundo dos mortos (a noite, a escuridão), ou a entrada no mundo dos vivos (o dia, a luz). As iniciações tinham assim o significado de renascer, ou nascer de novo para a luz. O “renascimento” assume o significado de símbolo da vida que se renova, após a grande noite (morte). No Egito antigo, os “Faraós” eram re-iniciados a cada novo solstício de inverno. As pirâmides foram construídas em alinhamento para receber o Sol de frente à porta de entrada, exatamente no dia do solstício de inverno. Em diversas outras civilizações, as grandes obras de arquitetura foram construídas com este alinhamento, e com este objetivo.

O Solstício de Inverno marca a noite mais longa do ano, sendo assim o apogeu do inverno, o ponto culminante da escuridão e do frio que afasta a vida. Como todo apogeu, marca também o início da decadência. Se este é o apogeu da sombra, ela agora entra em decadência, e temos então o retorno da luz. Gradualmente, a noite começa a encolher, começa a durar menos, até que, no solstício de verão, os papéis se invertam na eterna gangorra que determina o equilíbrio da natureza. A palavra Equinócio sugere o equilíbrio. Quando ele acontece, os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração.  Vivendo no Hemisfério Sul, onde as estações do ano são invertidas com relação ao norte, estamos atravessando agora em junho os últimos momentos do outono – a estação da colheita – que nos leva ao inverno.

O Banquete Ritualístico ou Loja de Mesa, antigo costume maçônico e também praticado na maioria das nossas Lojas, deve ser instalada pelo menos uma vez por ano, de preferência no solstício de inverno (21 de junho no hemisfério sul), e é a sessão ritualística em que os Maçons se confraternizam, em torno de uma mesa de refeição, sendo que muitas oficinas o fazem a 24 de junho, aproveitando o solstício e homenageando o padroeiro de muitos ritos maçônicos, São João, o Batista. Já no hemisfério norte é comum realizá-lo a 27 de dezembro, unindo a festa solsticial com a homenagem a São João, o Evangelista. E tudo o que é usado em Loja de Mesa tem um nome simbólico, ligado à arte de construir, aos materiais de construção e aos instrumentos necessários ao trabalho de edificação

Nos primórdios da Franco-Maçonaria, ainda na de ofício, ou operativa, eram comuns, nos solstícios, esses repastos fraternais. Posteriormente, por influência da Igreja e dada a proximidade dos solstícios com as datas dedicadas aos dois São João, eles passaram a ser realizados nestas datas.

Pretende-se com isto dizer que, na tradição ancestral, as Lojas Maçônicas não são Lojas Solsticiais, mas sim e antes de tudo, Lojas de São João. São João Baptista é um profeta que anuncia e prepara, no sistema iniciático, a vinda da Luz. Ele ensina a humildade, a renúncia ao ego, sem as quais a iniciação e o progresso espiritual são impossíveis. São João Baptista simboliza, assim, o grande iniciador, o Mestre sábio que prepara, humildemente, o caminho ao Aprendiz. São João Evangelista, em contrapartida, representa o Irmão que recebeu a Luz e que emana na sua sabedoria, identificando-a com o Verbo e com o Amor. 

(nota do editor: o trabalho completo sobre o solstício está disponível para quem solicitar, basta colocar nos comentários o número do WhatsApp)

2 respostas

  1. Lindo texto, as fotos são do Banquete da 12ª RM, com a participação conjunta de membros das 04 Lojas que compõe a Base Araçatuba.

    CARLOS HENRIQUE L. ROVINA
    Embaixador da Cultura
    ARLS Infinita Sabedoria
    Or.’. Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *