A FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE PAULISTA, NOSSAS ORIGENS E OS IRMÃOS DA JUNTA GOVERNATIVA QUE ESTIVERAM À FRENTE DAS DECISÕES

A origem do GOP está nas Lojas e irmãos que romperam com o poder central do Grande Oriente do Brasil em 1973 e criaram Grandes Orientes Independentes em vários estados, e que afixaram os alicerces dos princípios basilares da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB. A se destacar neste processo de criação dos Grandes Orientes Independentes o irmão DANYLO JOSÉ FERNANDES, que em 1973 era o Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, sofrendo ameaça de cassação, processos na justiça profana e até “intervenção militar” na sede do GOSP.

Um grupo de irmãos de várias Lojas, sob a orientação do irmão José Menezes Junior, reuniram-se em duas oportunidades no fim de julho de 1981 e em 04 de agosto de 1981, na expectativa de criar condições para a fundação de uma Nova Pòtência Maçônica que viesse a se desenvolver e crescer em paz. José Menezes Junior era Procurador da Justiça do Estado de São Paulo e o Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, recém fundado e já separado do Grande Oriente do Brasil, ao qual fora filiado e litigava na justiça profana.

Conforme relato do irmão Arnaldo Faria em livro editado no ano 2000, um dos presentes à estas reuniões iniciais, o irmão Menezes relata “…precisamos criar uma entidade paralela, não maçônica por enquanto, capaz de abrigar aqueles que não concordam com este estado de coisas e que, futuramente, quando o quadro jurídico se definir, seja o nosso refúgio e fortaleza em que defenderemos nossos ideais”. A Sociedade Civil da qual sugeria sua fundação, no momento oportuno se transformaria em Potência Maçônica no Estado de São Paulo, e foi aceito o nome de Grande Oriente Paulista. Reunidos então no dia 04 de agosto de 1981, onde foi debatido o estatuto social, acrescentados sugestões e assim nascia o Grande Oriente Paulista, com 12 artigos aprovados nesta data, e a primeira diretoria da Associação foi constituída pelos irmãos:

Presidente: João Oscar Nelson

Vice Presidente: Jonas Andriani

Secretário: Urbano França Canoas

Secretário Adjunto: Nelson Garcez

Tesoureiro: Michel Kfouri

Tesoureiro Adjunto: Mauricio Mobst

 Desta forma ficou caracterizado o dia 04 de agosto de 1981 como data de fundação do Grande Oriente Paulista, exatamente oito anos após a fundação da COMAB-Confederação Maçônica do Brasil. Desta ata de fundação também assinaram, além dos acima, os irmãos Adib Geraldo Jabour, Antonio Alves Perez, Antonio Pirola e José Caccaos.

Fundado em 04 de agosto de 1981, foi transformado em entidade Maçônica Grande Oriente Paulista, por força de sua Constituição aprovada em Assembleia Geral de 21 de maio de 1983, conforme a Ata da Assembleia realizada em 21 de maio de 1983, da qual o Irmão Arnaldo Faria foi o seu secretário, e presentes 58 representantes das 65 Lojas Simbólicas que aderiram ao Grande Oriente Paulista, foi eleita e empossada a Junta Governativa composta pelos irmãos José Frederico Zanini, Francisco Carlos Pereira da Silva,  e Ildebrando Zoldan.

Ao ser promulgada a Constituição do Grande Oriente Paulista, o irmão Urbano França Canoas assim se manifestou: “…era o momento máximo de uma acirrada luta! Era a vitória dos verdadeiros princípios maçônicos! Era a derrota do revanchismo e das mazelas e dos vícios do passado! Era a Maçonaria pura que surgia nas terras de São Paulo! Vencera a verdade! Vencera o Grande Oriente Paulista!”

Através do trabalho da Junta Governativa nos anos de 1983 e 1984, o Grande Oriente Paulista foi admitido em fevereiro de 1984 no Colégio de Grão Mestres da Confederação Maçônica do Brasil, passou a defender, juntamente com as demais Potências que o integram, o princípio confederativo da COMAB, sendo que o conjunto de leis particulares que foram criadas garante às Lojas que compõem o Grande Oriente Paulista, uma completa autonomia de ação dentro da ortodoxia maçônica, bem como, uma completa independência patrimonial.

A PRIMEIRA JUNTA GOVERNATIVA 1983/1984

Essa Junta foi escolhida para exercer o Poder Executivo do Grande Oriente Paulista até a posse do primeiro Grão-mestre que viria a ser eleito pelos irmãos das 65 Lojas fundadoras do GOP. Lideraram um grupo de valorosos irmãos que iniciaram o Grande Oriente Paulista e levaram adiante a árdua tarefa e que viriam a confiar também aos seus sucessores, na certeza que dariam continuidade à tão grande iniciativa. Hoje, passados 43 anos daquele início, vemos que a semente foi plantada em terreno fértil e hoje viceja como uma frondosa árvore do Grande Oriente Paulista, sob a cuja copa se abrigam os Maçons Paulistas.

JOSÉ FREDERICO ZANINI

Foi iniciado em 29 de junho de 1957 e era membro ativo da Loja SOLIDARIEDADE nº 050, do oriente da Capital.

FRANCISCO CARLOS PEREIRA DA SILVA

Foi iniciado em 24 de março de 1956 e era membro ativo da Loja UNIÃO E TRABALHO nº 019 do oriente de Viradouro

ILDEBRANDO ZOLDAN

O irmão Ildebrando Zoldan foi iniciado no ano de 1964 na Loja MAJOR BRAGA 37 de Aguaí, em 1971 filiou-se à Loja LUZ À HUMANIDADE 68 de Campinas, onde foi Venerável Mestre, foi filiado à Loja BRASIL 500 número 234 de Campinas, e até seu falecimento recente era membro ativo do quadro da Loja JOSÉ BASILONE JUNIOR 105 oriente de Casa Branca, onde também foi Venerável Mestre em 2011/2012. Possui o CIM número 10 do GOP.

O irmão Ildebrando Zoldan, um dos remanescentes da Junta Governativa que restava, faleceu recentemente neste dia 29 de julho de 2024, no oriente de Casa Branca, onde residia.  No ano de 2022 foi agraciado com a maior honraria do GOP, a Medalha Grã Cruz Paulista, demonstrando a importância de reverenciarmos os irmãos que nos precederam e, graças ao trabalho de centenas de irmãos que se dedicaram à fundar nossa Potência e trabalharam pelo seu crescimento, hoje podemos participar desta que é uma das maiores organizações maçônicas do Brasil, e em constante crescimento e representatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *