20 DE AGOSTO, DIA NACIONAL DO MAÇOM!

Neste dia 20 de agosto comemoramos no Brasil o DIA DO MAÇOM, uma data que nós Maçons devemos nos ufanar sobre os feitos já realizados e planejar nossas atitudes, pois, as ações que realizarmos agora serão as que irão serem lembradas no futuro como as nossas realizações.

Não há dúvida alguma de que os maçons republicanos foram influentes desde o começo no Brasil. Na Inconfidência Mineira, de inspiração claramente maçônica, Tiradentes e seus companheiros sonhavam com a República. Na verdade, a Inconfidência Mineira não passou de uma ação política, embora inspirada pelo ideal maçônico.

Em 1817 eclodiu a Revolução Pernambucana, liderada por diversos maçons e cujo ideal era, também, republicano. O movimento depôs o governador e proclamou a República em 6 de março de 1817, resistindo pouco menos de três meses até ser derrotado pelas tropas imperiais. Seus principais líderes foram enforcados, exceto Frei Caneca, também maçom, que sobreviveu e iria liderar com bravura a Confederação do Equador, em 1824.

O “Dia do Fico”, em 9 de janeiro de 1822, resultou de um longo, enérgico e de certa forma intimidatório, discurso, acompanhado de um abaixo-assinado com 8 mil assinaturas, proferido pelo irmão José Clemente Pereira, Presidente da Câmara do Senado do Rio de Janeiro e obreiro da Loja Commercio e Artes, então jurisdicionada ao Grande Oriente Lusitano. Essa ação se materializou com o descumprimento, pelo Príncipe Regente, das ordens da Corte portuguesa que exigia a sua volta para Portugal. “Como é para o bem de todos, e felicidade geral da Nação, estou pronto: diga ao povo que fico. Agora só tenho a recomendar-vos união e tranquilidade”. Em comemoração à essa data, a Loja Nº 2 do GOB recebeu o nome de “União e Tranquilidade”, última frase proferida por D. Pedro.

Fundado o GOB em 26 de junho de 1822, pela divisão da Loja Commercio e Artes em mais duas Lojas, a União e Tranquilidade e a Esperança de Nichteroy, atraiu-se primeiramente para ocupar o cargo de Grão Mestre o irmão José Bonifácio de Andrada e Silva. Em seguida decidiu-se que só poderia ingressar na Maçonaria quem jurasse ser favorável à Independência e, posteriormente, atraiu-se o próprio Príncipe Regente, D. Pedro de Alcântara, que foi iniciado em 2 de agosto e conferido o Grau de Mestre três dias depois.

A Maçonaria é uma universidade, uma escola de vida, uma escola de Moral, que não forma nem dá diploma a fanáticos, mas sim forma homens interessados em construir um mundo melhor para todos. Seus princípios básicos são o amor a Deus, à Pátria, à Família e à Humanidade.

Ser Maçom é uma tarefa árdua que exige trabalho, humildade, tolerância, solidariedade e luta constante contra todo tipo de aresta ou vício que possam nos impedir de construir uma sociedade mais justa e fraterna. A régua de 24 polegadas simboliza a retidão de caráter, a exatidão da conduta e nos lembra que não podemos perder tempo na ociosidade, planejando para as 24 horas do dia, atividades úteis nos aspectos materiais, intelectuais, morais e espirituais, sem esquecer um tempo para servir um amigo ou um Irmão necessitado, sem prejuízo nosso e de nossos familiares e o repouso, que se faz necessário, pois o corpo, como invólucro do nosso Eu, merece cuidados.

O Dia do Maçom deve ser festejado por todos nós com orgulho de sermos irmãos daqueles que nos precederam, muitos deles esquecidos pela nossa História oficial. De certa forma, a data escolhida homenageia o maior de todos eles, Gonçalves Ledo, o verdadeiro Grande Arquiteto de nossa Independência.

No ano em que a Maçonaria organizada completou 307 anos (1717-2022) e o Grande Oriente Paulista completou 43 anos de fundação (1981-2022), nossa Potência está consolidada na Maçonaria Paulista e  Brasileira, com crescimento homogêneo, aumento em número de Lojas e irmãos, e a atuação dinâmica do Grão Mestrado nesta gestão  dos irmãos FERNANDO FERNANDES e CELSO RIBEIRO tem mostrado que as ações propostas em seu planejamento de trabalho deram resultados, e ambos tem continuado o legado dos dirigentes anteriores e realizado um trabalho incessante na busca do nosso fortalecimento, da nossa representatividade, e do nosso reconhecimento nacional e internacional. E tem conseguido grandes avanços, conforme relatórios produzidos pelo Grão Mestrado, projetando resultados ainda mais expressivos que serão obtidos nos próximos anos, conforme as ações que estão sendo executadas e várias já sendo planejadas, dando continuidade à este dinamismo que será a marca registrada da  atual gestão, sendo que em poucos anos, graças ao trabalho de todos os valorosos irmãos de nossa Potência, teremos uma nova sede própria, digna da grandeza do Grande Oriente Paulista.

O editor deste Blog Em Destaque quer parabenizar a todos os Maçons Brasileiros, e, em especial, aos Maçons que fazem parte do nosso querido Grande Oriente Paulista, distribuídos nas centenas de Lojas por todo o nosso Estado, que nos honram com suas leituras, visitas e comentários, são vocês quem fazem a diferença e constroem no dia a dia em suas Lojas e em seus orientes o nosso querido Grande Oriente Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *