A CENTENÁRIA LOJA CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE 015 FOI FUNDADA ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

A Loja CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE 015 foi fundada em 28 de fevereiro de 1917, é uma das Lojas centenárias de nossa Potência. Nascida no Grande Oriente do Brasil (GOB), a Loja foi uma das fundadoras da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP) e posteriormente também foi fundadora do Grande Oriente Paulista (GOP).

Uma das curiosidades da fundação desta Loja é que ela é mais antiga do que o próprio município onde está situada, o oriente de Ibirá, que era um distrito da cidade de Jaboticabal, e foi emancipado somente no ano de 1921, ou seja, 04 (quatro) anos após a criação da Loja CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE 015.

A cidade de Ibirá, na região metropolitana de Rio Preto, é conhecida internacionalmente por causa das suas águas com vanádio, um importante mineral que ajuda a prevenir doenças e também atua no combate ao envelhecimento precoce e que era usada pelos indígenas há mais de três séculos.

Com uma história rica que remonta a sua fundação em 28 de fevereiro de 1917, no templo da Loja Cosmos em São José do Rio Preto, a Civilidade Latina Ibiraense é repleta de curiosidades. A primeira reunião aconteceu em 28 de fevereiro de 1917, conforme consta no livro de atas, na sede da Sociedade Italiana de Ibirá. Teve como primeiro venerável o italiano Paolo Boungiorno, fundador da Liga Operária Internacional, de tendências socialistas. Ele era músico e maestro. Foi também fundador da Banda Musical União dos Operários. Entre 1912 e 1913 ocupou o cargo de vice-presidente da Loja Cosmos do oriente de São José do Rio Preto e foi um dos líderes do movimento socialista na região. Nos primeiros meses do funcionamento da Loja ele vinha a cavalo de São José do Rio Preto a Ibirá para presidir as sessões da Loja. Geralmente pernoitava na casa de um irmão, amigo ou se improvisava para dormir no local onde faziam as reuniões.

Ao longo de 107 anos de existência, a Loja CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE 015 se consolidou como importante centro de fraternidade, filantropia e aprimoramento pessoal. Sua história se confunde com a do município. A importância histórica da Loja se reflete não apenas em sua longevidade, mas também em seu papel fundamental no desenvolvimento de Ibirá. Ao longo dos anos, a instituição tem se destacado por sua atuação em diversas áreas, tais como educação, saúde, assistência social e cultura.

Desde o começo a Loja tem um histórico de apoio a escolas e instituições de ensino da região, ajudando a promover a educação como ferramenta de transformação social. A Loja contribuiu para a fundação e administração, por vários anos, da Santa Casa local, doando insumos e equipamentos para o hospital e unidades de saúde, além de realizar ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Também ajudou a fundar e administrar o clube recreativo, o Asilo e a Associação Comercial de Ibirá.

Um monumento em homenagem à Loja CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE 015 e ao irmão Rachid Jorge está sendo construído em uma das avenidas da cidade, num espaço cedido pela Prefeitura Municipal.

Além da longevidade de sua atividade, a Loja CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE tem uma tradição peculiar que nenhuma outra Loja maçônica da região e do Brasil tem: a produção do famoso doce de leite caseiro. Quem prepara o tradicional doce de leite caseiro, cremoso, rico e com um sabor único que supera em muito as versões industrializadas, é o irmão Roberto da Silva, que uma semana antes das realizações das Sessões Magnas, acende o fogo para preparar o doce e leite, que é servido após a sessão. A fama do doce de leite da Loja CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE 015 ganhou fama além das fronteiras do município.

Neste mês de aniversário do GOP, estamos revivendo as quartas feiras aqui neste espaço um pouco da história dos Grão Mestres que se dedicaram a dirigir nossa Potência. E trazer também informações sobre as características de nossas Lojas também é uma forma de homenageá-las.

Parabenizamos ao atual Venerável Mestre Adalto Cesar Couto e sua diretoria, bem como aos demais irmãos da Loja CIVILIDADE LATINA IBIRAENSE 015 pelo belo trabalho desenvolvido ao longo de sua existência, e também à todas as demais Lojas que, com certeza, tem muitas ações e curiosidades que merecem serem divulgadas e conhecidas por todo o povo maçônico do Grande Oriente Paulista.

*Texto produzido com a colaboração do Jornalista Nelson Gonçalves.

*Crédito das fotos: Jornalista Nelson Gonçalves

3 respostas

  1. Boa tarde aos parabéns da ARLS Civilidade Latina Ibiraense.
    Amo esta cidade.
    Antes da minha iniciação na Maçonaria, GOP, fui morador dessa cidade.
    Comprometo a visita lá, na primeira oportunidade.

  2. Amo essa cidade maravilhosa
    Meu pai Armandinho Gaspar e meu avô Manoel Gaspar duas personalidade de Ibira
    Agradeço aos irmãos dessa loja que mesmo sem ser irmão deram todo apoio ao meu pai quando de sua doença e desencarne no ano de 2002

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *