A FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE PAULISTA, NOSSOS GRÃO-MESTRES, E AS DUAS GESTÕES DO GRÃO MESTRE ARNALDO FARIA, UM DOS PRINCIPAIS ARTICULADORES DE NOSSA POTÊNCIA

Nos registros diversos sobre a fundação do GOP após a fundação da Sociedade Civil Grande Oriente Paulista em 04 de agosto de 1981, é descrito um movimento ininterrupto de apoio e de adesão de novas Lojas, que ocorria em todas as reuniões e exigia a tomada de decisões e mais esforço por parte daquele reduzido número de diretores que, de forma abnegada, mantinham a bandeira do GOP tremulando no horizonte.

No dia 20 de novembro de 1982 ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária das Lojas aderentes, por meio dos seus representantes credenciados, para poderem decidir sobre os próximos passos da fundação, onde atenderam o convite 65 Lojas aderentes, e foi aberta pelo irmão João Oscar Nelson, presidente do GOP, onde estava presente também o irmão José Menezes Junior, na qualidade de Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo e que também era o Presidente do Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, e o plenário indicou como presidente da Assembleia o irmão JOSÉ FREDERICO ZANINI, membro da Loja “Solidariedade”. Em seguida foram escolhidos os irmãos ARNALDO FARIA, da Loja “Comércio e Ciências”, para secretário e segundo secretário o irmão WALMOR COLBACHINI da Loja “Equidade Pinheirense”. O irmão ARNALDO FARIA viria a ser o nosso terceiro Grão Mestre eleito.

GRÃO MESTRE: ARNALDO FARIA

O irmão ARNALDO FARIA participou e acompanhou todo o processo de fundação de nossa Potência, tendo inclusive publicado no ano 2000 um livro sobre nossa história, com o título “GRANDE ORIENTE PAULISTA – SUA FUNDAÇÃO E SUA TRAJETÓRIA”. Foi eleito Grão Mestre por dois mandatos, de 1995/1998 e 1998/2001, após os dois mandatos do Grão Mestre JOSÉ MATTOS SILVA.

Foi iniciado em 06 de outubro de 1953 e era membro da Loja COMÉRCIO E CIÊNCIAS 087 do oriente de São Paulo. Quando assumiu o cargo de Grão Mestre do GOP já tinha 42 anos de iniciado em nossa Ordem. Trabalhou por mais de 50 anos da Eletropaulo (antiga Light) como projetista.

GRÃO MESTRE ADJUNTO: VICTOR PILEGGI

Era membro da Loja LUZ DE RIBEIRÃO PRETO 135, oriente de Ribeirão Preto e foi iniciado em 05 de maio de 1951, tendo, portanto, 44 anos de iniciação na Ordem Maçônica quando foi eleito como Grão Mestre Adjunto. Por ocasião da candidatura do irmão ARNALDO FARIA para um segundo mandato, tendo que renunciar ao cargo, o irmão VICTOR PILEGGI assumiu como Grão Mestre em exercício de 29 de janeiro de 1998 até 15 de maio de 1998. Posteriormente seria eleito Venerável Mestre Deputado por 6 (seis) legislaturas. Foi Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo-Independente de 24/06/1981 até 25/05/1983.

No final do ano de 1996 o novo prédio sede do Grande Oriente Paulista finalmente estava pronto, realizando um sonho dos irmãos fundadores que, mesmo antes de nossa Potência ser fundada, já se organizavam e arrecadavam valores para essa finalidade. No mês de fevereiro de 1997 ocorreu a mudança para a nova sede, e cujo espaço já havia sido denominado em 1994 como “Edifício Danylo José Fernandes”. A inauguração oficial da nova sede ocorreria no dia 04 de agosto daquele ano de 1997, cerimônia aberta a não Maçons, e onde esteve presente a sra. Mafalda Cagno Fernandes, viúva do irmão Danylo José Fernandes.

Ao final do ano de 1998, o Grande Oriente Paulista já contava com 232 Lojas no curto período de 17 anos de sua existência.

Em 1996, no segundo ano de seu mandato, o Grão Mestre ARNALDO FARIA, após um excelente trabalho de pesquisa realizado pelo irmão Urbano França Canoas, membro da Loja GONÇALVES LEDO do oriente de Presidente Bernardes, revisando todos os nossos documentos históricos, e à vista de fartas provas documentais, dirimiu as dúvidas existentes e definiu corretamente a data de fundação do Grande Oriente Paulista como sendo o dia 04 de agosto de 1981, o que se cristalizou no Decreto 204 do dia 02 de agosto de 1996, fixando definitivamente a data de fundação de nossa Potência.

GRÃO MESTRE ADJUNTO: GERALDO PADILHA DE OLIVEIRA

Sendo o Grão Mestre ARNALDO FARIA reeleito para o período 1998/2001 em seu segundo mandato, o Grão Mestre Adjunto eleito foi o irmão GERALDO PADILHA DE OLIVEIRA, que pertencia à Loja 21 DE MARÇO 190, do oriente da Capital, e que tinha sido iniciado em 28 de junho de 1974, tendo sido Grande Procurador Auxiliar e depois Grande Procurador Geral do Ministério Público Maçônico, e Juiz do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônica.          

Ao finalizar seu segundo mandato em 2001, tendo ficado seis anos à frente do Grão Mestrado, o Grão Mestre ARNALDO FARIA deixa o cargo com um número de 252 Lojas filiadas à nossa Potência, aumentando em 20% sobre o total de Lojas existentes quando iniciou seus mandatos.

GRÃO MESTRES HONORÁRIOS

Vários irmãos se dedicaram à fundação do Grande Oriente Paulista, após a separação em 1973 do Grande Oriente do Brasil, sendo que, entre eles, o irmão DANYLO JOSÉ FERNANDES teve um grande papel na condução deste período, sendo o Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo-Independente criado, depois sendo um dos formadores do Colégio de Grão Mestres da Maçonaria e que viria a ser substituído posteriormente pela COMAB-CONFEDERAÇÃO MAÇÔNCIA DO BRASIL, do qual hoje o Grande Oriente Paulista é filiado.

No ano de 1994, três irmãos que participaram ativamente deste período de separação e criação de nova Potência foram homenageados como Grão Mestre Honorário do Grande Oriente Paulista.

DANYLO JOSÉ FERNANDES

Através da Lei nº 02/94 de 14 de março de 1994, foi concedido o Título de Grão-Mestre Honorário “post mortem”, à este irmão chamado “O Grão Mestre de Ferro”, e que foi perseguido pelo poder central do GOB, processado e excluindo ele da Potência GOB. Foi uma peça preponderante na fundação do Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria, hoje, Confederação Maçônica do Brasil – COMAB e também em propiciar a criação posteriormente do Grande Oriente Paulista. Foi Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo-Independente de 27/05/1973 até 24/06/1976.

JOSÉ MENEZES JUNIOR

Através da Lei nº 03/94 de 14 de março de 1994, foi concedido o Título de Grão-Mestre Honorário “post mortem”, sendo um dos idealizadores e fundadores do Grande Oriente Paulista. Foi Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo-Independente de 24/06/1976 até 24/06/1981.

AURÉLIO DE SOUZA

Através da Lei nº 04/94 de 14 de março de 1994, foi concedido o Título de Grão-Mestre Honorário “post mortem”, sendo um dos idealizadores e fundadores da Mútua Maçônica Paulista.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *