TRIBUNAL DE JUSTIÇA MAÇÔNICA DO GRANDE ORIENTE PAULISTA DEFINIU O DIA 25 DE OUTUBRO DE 2025 COMO A DATA DA PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA O GRÃO MESTRADO E DIVULGA RESOLUÇÃO REGULAMENTANDO A ELEIÇÃO

Está sendo divulgado no boletim 600/24 do Grande Oriente Paulista a Resolução 01/2024 do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônica, regulamentando as datas para a próxima eleição ao cargo de Grão Mestre do Grande Oriente Paulista.

Duas alterações importantes estão sendo divulgadas, sendo que a primeira delas é em relação ao período do mandato e a data da eleição. Conforme preceitua o novo Estatuto Social do GOP (que substitui a Constituição), os mandatos dos Poderes Executivo e Legislativo terão início no 1º (primeiro) dia de janeiro e término no 31º(trigésimo primeiro) dia do mês de dezembro do terceiro ano após o seu início, sendo definido para a próxima gestão então o período de 01 de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2028.

Com essa definição, a resolução emitida também já definiu a data da eleição para a próxima gestão, que ocorrerá no dia 25 de outubro de 2025, um sábado, quando serão eleitos os candidatos ao cargo de Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto, e também serão votados os irmãos para representar as Lojas como Venerável Mestre Deputado.

A segunda alteração também importante, é que a eleição será no formato eletrônico, com os irmãos votando à distância, por aplicativo a ser criado pelo GOP, sendo iniciada as 10hs e encerrando as 18 hs daquele dia, ficando dispensada a abertura da Loja em Sessão Especial, cabendo apenas ao Tribunal de Justiça Maçônica realizar a abertura de sessão especial de eleição, na sede do GOP.

A apuração também ocorrerá de forma eletrônica logo em seguida ao encerramento do horário, sendo que caberá ao Tribunal de Justiça Maçônica fazer a apuração geral das eleições para Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto, pelos resultados verificados pelas Lojas.

Terminada a totalização dos votos e aprovada a apuração geral pela Câmara Eleitoral, seu Presidente anunciará a votação dos candidatos proclamando a seguir eleito Grão-Mestre o candidato mais votado, que tiver obtido maioria simples de votos, excluídos os votos em branco e os votos nulos. Em caso de empate, será declarado eleito, o candidato como maior tempo de vida Maçônica, ainda que iniciado em outra Potência. Em tendo os candidatos a mesma idade maçônica, haver-se-á por eleito com maior idade civil. A eleição do Grão-Mestre importará na eleição do candidato a Grão-Mestre Adjunto com ele registrado.

A posse do Grão-Mestre e o Grão-Mestre Adjunto eleitos já está também marcada para o dia 7 (sete) de janeiro de 2.026, com ambos prestando o compromisso perante o Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa.

Com essa definição pelo Egrégio Tribunal de Justiça Maçônica, o mandato dos atuais dirigentes FERNANDO FERNANDES e CELSO RIBEIRO se encerrará somente no dia 31 de dezembro de 2025.

Já para a eleição para a diretoria das Lojas Maçônicas a legislação permanece o que foi definido em maio deste ano pela Poderosa Assembleia Legislativa-PAL, onde após alterações em artigos do Regulamento Geral aprovado em 2022 e registrado no ano de 2023, onde foi revogado o Decreto Legislativo nº.002/2022.2023 de 08 de maio de 2023, revogado também o Código Eleitoral publicado pela PAL em 2023 e promulgada a Lei Complementar que alterava redação do artigo 143 e revogava o artigo 197 do Regulamento Geral do GOP, o MANDATO DAS LOJAS CONTINUA SENDO DE 01 DE JULHO ATÉ 30 DE JUNHO DO ANO SEGUINTE.

A resolução publicada também disciplina os demais critérios e datas a serem cumpridas pelos candidatos ao Grão Mestrado, sendo importante os irmãos Mestres Maçons que desejarem votar da próxima eleição para se atentarem às presenças nas sessões a partir deste mês e até o mês de setembro de 2025, pois é exigido frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das sessões realizadas pela oficina nos 12 meses anteriores ao Edital de Convocação das Eleições.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *