LOJA RIO BRANCO V 021 DO ORIENTE DE URUPÊS COMPLETOU 100 ANOS DE FUNDAÇÃO E REALIZOU SESSÃO MAGNA COM PRESENÇA DOS GRÃO-MESTRES DO GOP

A Loja RIO BRANCO V 021 do oriente de Urupês foi fundada no dia 25 de setembro de 1924 e completou ontem, quarta feira, no exato dia 25 de setembro, o seu centenário comemorando 100 anos de fundação, com uma belíssima Sessão Magna Comemorativa, organizada pelo Venerável Mestre Juliano Birelli e sua diretoria, com o Grão Mestrado se deslocando até aquele oriente para prestigiar os irmãos daquela centenária Loja Maçônica.

A história da Loja confunde-se com a história do município, pois a Loja foi fundada 4 (quatro) anos antes até de Urupês ser elevado à município, ou seja, antes da emancipação política, o que demonstra a importância da existência da Loja na história da cidade. Inicialmente fundada com o nome de Loja Capitular do Oriente de Mundo Novo, e em 1926, após a regularização, adotou o nome de Loja Simbólica Rio Branco V do Oriente de Mundo Novo. Somente no ano de 1946 viria a adotar o nome atual de Loja RIO BRANCO V 021 do oriente de Urupês.

A Loja foi fundada num período conturbado em nosso Estado de São Paulo, pois no dia 5 de julho daquele, militares paulistas se rebelaram contra o governo de Artur Bernardes, em um dos conflitos armados urbanos mais violentos do século XX na América Latina, e que foi denominado de Revolta Paulista, e no Brasil tivemos o conflito no Rio Grande do Sul que foi denominado de Coluna Prestes, onde Luís Carlos Prestes liderou um grupo de militares rebeldes em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, dando início a um movimento ligado ao Tenentismo. Também naquele ano tivemos a oitava edição dos Jogos Olímpicos em Paris, França, que neste ano de 2024 foi repetida a sede, 100 anos depois.

Em 24 de setembro de 1928, pelo Decreto Lei Estadual nº2286, no Governo de Júlio Prestes, Mundo Novo se tornava um município autônomo. Naquele ano é descoberto a qualidade do café Mundo Novo que, mais tarde, fez de Urupês o maior produtor individual de café do Brasil. Em 1929 foi instalada a Câmara Municipal de Mundo Novo e indicado o primeiro prefeito municipal Dr. Ricardino de Azevedo Rangel. Também chega em Mundo Novo o primeiro automóvel da cidade, que era um Ford 29 (Ford Bigode) de propriedade de Joaquim Matheus Neves. Naquele ano ainda seria instalado, em Urupês, o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos).

Estiveram presentes nesta Sessão Magna os Grão Mestres do GOP, FERNANDO FERNANDES e CELSO RIBEIRO, que fizeram questão de se deslocar até aquele oriente para prestigiar a mais nova Loja CENTENÁRIA do GOP, conforme constou em seu programa de governo e continuam buscando estarem próximos de Lojas e irmãos, se fazendo presentes em seus orientes em suas reuniões sempre que possível, para estarem junto aos irmãos do quadro, participando com eles, de maneira que as Lojas sempre tenham a maior representatividade junto à atual gestão.

O Grão Mestrado homenageou a Loja com a entrega de um Diploma alusivo ao Centenário da Loja e também foi inaugurada uma placa comemorativa na Sala dos Passos Perdidos do Templo da Loja, sendo descerrada com a presença das autoridades maçônicas presentes.

Dezenas de irmãos de Lojas da região se fizeram presentes, levando o abraço fraterno ao Venerável Mestre Juliano Birelli e aos irmãos do quadro, entre eles o Grande Secretário de Relações do Interior da Macrorregião XIV Daher Nassib Daher Junior, o Grande Secretário de Assuntos Jurídicos Caio Crivellaro Gomes, o Grande Secretário Adjunto de Relações do Interior da Macrorregião X Isaias Faria, o Delegado Regional da 17ª RM Antonio Carlos Rego, e contou também com a presença do Eminente Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Renato de Souza Marques Craveiro

O Grão Mestrado não poderia deixar de participar deste momento comemorativo desta Loja tradicionalíssima de nossa Potência, sempre defensora de nossas tradições maçônicas,  sendo uma das 69 Lojas que fundaram o GOP em 1981 e uma das Lojas mais antigas em atividade ininterrupta, com um excelente trabalho desenvolvido na sociedade do oriente onde está inserida, neste século de existência completado ontem, além do que sempre esteve ao lado do Grão Mestrado nestes 43 anos de existência de nossa Potência, confirmando a importância desta Loja RIO BRANCO V 021 na história do GOP.

Nossos parabéns aos irmãos da Loja RIO BRANCO V 021 pela continuidade da história desta agora centenária Loja, pois é através do trabalho ímpar e de dedicação que os pujantes irmãos daquela oficina tem dedicado à causa maçônica no oriente de Urupês, e graças também ao trabalho do Venerável Mestre Juliano Birelli e aos irmãos que o precederam na direção daquela Loja, que vemos as colunas da mesma fortificada a cada dia, fazendo com isso que a Loja revele-se este marco importante para a Maçonaria regional, dando  continuidade desta que é uma das mais importantes e tradicionais Lojas de nossa Potência.

2 respostas

  1. Bom dia parabéns a todos Obreiros da Loja Rio Branco V.
    Que o GADU abençoe a todos.
    VMD Washington Luis de Campos.
    ARBLS ACÁCIA GUAIRENSE 057.
    2° Vice Presidente da PAL

  2. Parabéns à centenária Loja Rio Branco V e seus Obreiros.
    Que venham os próximos 100.
    MM César Augusto Pinto Neto
    ARBLS LUZ DO UNIVERSO 249 – S. J. RIO PRETO/SP
    2o. Vigilante
    Atual Presidente do Amal Shriners Club da Região de São José do Rio Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *