Ao longo de 80 anos, muitas coisas acontecem, muitas mudanças ocorrem, quer seja no campo esportivo, econômico, político ou social, muitas instituições são criadas, outras muitas encerradas, mas para que uma instituição se mantenha viva e ativa por tanto tempo, somente pela vontade e dedicação dos membros que a compõe.
Assim, pelas mãos, coração e mentes de dezenas de obreiros que ao longo do tempo compuseram as colunas dessa Loja ESTRELA DE TUPÃ 095, essa oficina mantém-se não apenas viva, mas especialmente ativa na jornada de transformar homens de bem, em pessoas melhores, desde a longínqua data de 02 de fevereiro de 1945, data de fundação da Loja.
O ano de 1945 é emblemático, foi o ano de fundação da UNESCO, e também o ano de nascimento de Elis Regina, Raul Seixas e Gal Costa, no Brasil ainda vivíamos sob o regime de Getúlio Vargas, mas no seu início ainda vivíamos as atrocidades da II Guerra Mundial que seria encerrada no mês de setembro daquele ano, após 6 anos de duração, mas já em 27 de janeiro haviam sido libertados, pelas tropas Russas, os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal complexo e mais terrível do regime nazista.
Foi neste ambiente que, no dia 02 de fevereiro daquele ano, reuniram-se na sede do Centro Espírita Alan Kardec, alguns irmãos que participavam de Lojas em outros orientes, com a finalidade de criar a primeira Loja Maçônica na cidade de Tupã. Entre seus fundadores tivemos irmãos que pertenciam à Lojas dos orientes de Santos-SP, Pouso Alegre-MG, Corumbá-MS, Assis-SP e Pindorama-SP. Foi fundada inicialmente com o nome de LOJA SIMBÓLICA DE TUPAN (nesta grafia mesmo com a letra “n” no final) e seu primeiro Venerável Mestre eleito, em 20 de março de 1945, foi o irmão Virgínio Pereira de Araújo. Já no mês seguinte, em 20 de abril de 1945, decidiram por alterar o nome da Loja e foi acrescentado ESTRELA, passando a se chamar Loja ESTRELA DE TUPAN.
A longevidade desta Loja, que se destaca na região de Marília, no oeste do Estado como sendo uma das primeiras à ser criada, (pois temos a Loja BRASIL II em Marília fundada em 1928 e a Loja LABOR E CONSTÂNCIA em Pompeia, fundada em 1943), é fruto do trabalho ímpar e de dedicação que os pujantes irmãos desta oficina tem dedicado à causa maçônica, revelando-se um marco importante para a Maçonaria Regional, pois, graças ao trabalho do atual Venerável Mestre Francisco Carlos Oliveira, o 41º Venerável daquela Loja, e sua atual diretoria, e também aos irmãos que os precederam na direção em todos estes anos, tem se mantido coesa e firme em seus propósitos de trabalhar pela Ordem Maçônica.
Desde 1945 até hoje, mais de uma centena de irmãos deixaram sua valiosa contribuição para a formação de sua história e cultura, dos quais 58 são membros ativos do quadro, sendo que o mais recente integrante é o irmão Roberto dos Santos Costa, iniciado em dezembro de 2023. Desde sua fundação, ao longo dos 80 anos de história, a Loja ESTRELA DE TUPÃ 095 sempre prestou relevantes atividades para sua comunidade, com os irmãos participando ativamente das entidades beneficentes, demonstrando o papel social que a Ordem Maçônica realiza também em todas os orientes em que está presente. Igualmente os irmãos do quadro participaram ativamente de fundação de Lojas e Capítulos da Ordem DeMolay, fazendo parte desde o ano de 1985 do Grande Oriente Paulista.
Para comemorar tão efusiva data, a Loja irá realizar uma Sessão Magna Comemorativa no próximo dia 08 de fevereiro de 2025, as 14 hs, no seu Templo localizado na Rua Botocudos, 330, com traje rigor maçônico. E no mesmo dia, à partir das 20 horas, um jantar comemorativo com os familiares e convidados, com traje social, no espaço BUCKFESTS EVENTOS, e os convites já estão sendo distribuídos e também podem ser adquiridos com os irmãos do quadro nos telefones 14-99621-3542 ou 14-99703-7749.
Nossos parabéns aos irmãos da Loja ESTRELA DE TUPÃ 095 pelo belo trabalho desenvolvido ao longo destes anos e pelo apoio que tem dado aos seus obreiros na construção do conhecimento maçônico, e também pelo trabalho realizado em prol daquela comunidade de Tupã, e em especial pela nossa Potência, pois tem apoiado a atual administração do Grão Mestrado, sempre buscando o fortalecimento da Maçonaria regional e da Maçonaria Paulista.

