A centenária Loja AMOR E JUSTIÇA 017 do oriente de Itararé foi fundada no dia 02 de fevereiro de 1918 e completou este ano 107 (cento e sete) anos de fundação, com grandes realizações para a Maçonaria Paulista, e continua se renovando constantemente. O oriente de Itararé fica no extremo sul do Estado de São Paulo, na divisa com o Estado do Paraná, distante 350 km da capital São Paulo
A Loja foi fundada logo ainda na vigência da primeira guerra mundial que se encerraria em novembro de 1918, e no ano em que a pandemia da Gripe Espanhola se iniciou na Europa. A gripe espanhola – como ficou conhecida devido ao número de mortos na Espanha – apareceu em duas ondas diferentes durante 1918. Na primeira, em fevereiro, embora bastante contagiosa, era uma doença branda não causando mais que três dias de febre e mal-estar. Já na segunda, em agosto, tornou-se mortal.
Tempos difíceis naquele período também no Brasil mas que não desanimaram os irmãos fundadores que se decidiram por levar a Ordem Maçônica também para aquele oriente. Hoje o Grande Oriente Paulista tem naquele extremo sul do Estado de São Paulo, um triângulo de Lojas nos orientes de Itararé, Itaberá e Itaporanga, fazendo com que nossos irmãos daquela região também possam participar de nossa Potência.
Em Itararé temos a Loja AMOR E JUSTIÇA 017 fundada em 1918, que tem como Venerável o irmão Marcelo Francisco Felix Rodrigues, em Itaberá temos a Loja MAÇÔNICA DE ITABERÁ, fundada no ano de 1986, completará 39 anos em 2025, e que tem como Venerável Mestre o irmão Florian Bernhard Schudt, e em Itaporanga temos a Loja TONICO PELICANO 078, fundada no ano de 1984, com 40 anos já completados, que tem como Venerável Mestre o irmão João Batista Ribeiro Junior e outra grande liderança regional em seu quadro, o irmão Hércules Biglia Junior.
Durante estes 107 anos os irmãos que participaram da Loja AMOR E JUSTIÇA 017 demonstraram que a Ordem Maçônica transcende ao tempo, e devemos agradecer a estes irmãos fundadores e a todos os outros que passaram pela Loja e que já não mais se encontram em nosso convívio, pois o trabalho de cada um foi o que permitiu que, aos membros atuais, fosse possível participar desta Loja que permanece ativa e com seus obreiros sempre motivados, sendo que hoje temos 55 irmãos em atividade naquela oficina.
Desde 1918 até hoje, mais de uma centena de irmãos deixaram sua valiosa contribuição para a formação da história e cultura dessa Loja, dos quais hoje temos 55 irmãos membros ativos do quadro. Dentre eles temos os irmãos decanos Minás Chofakian, um dos fundadores do GOP, possui o CIM de número 220 e ainda está ativo na Loja, tendo sido iniciado no dia no dia 06 de de dezembro de 1974, com 50 anos já completos de participação na Ordem Maçônica, e irmão José Roberto Ferraz que possui o CIM número 5725 e foi iniciado no dia 13 de abril de 1989, com 35 anos completos de Ordem Maçônica. Em contraponto, os mais recentes integrantes da Loja são os irmãos Aprendizes Fernando Henrique Camargo, Marcelo Vicenzi e Rafael Incki Ferreira, iniciados conjuntamente. Também temos o irmão José Henrique Ferreira participando do Grão Mestrado como Grande Secretário Adjunto de Relações do Interior da Macrorregião VIII e o irmão Juari Isaias da Rosa como Delegado Regional da 53a RM.
Desde sua fundação, ao longo destes 107 anos de história, a Loja AMOR E JUSTIÇA 017 sempre foi destaque em sua comunidade, com os irmãos participando ativamente das entidades beneficentes, demonstrando o papel social que a Ordem Maçônica realiza também em todas os orientes em que está presente. A história da Loja AMOR E JUSTIÇA 017 se confunde com a história da própria cidade, e a atividade dos irmãos em prol da sociedade já remonta ao início da Loja, passou pelos cenários mais impactantes também da Segunda Guerral Mundial e do pós guerra, e também da história de nosso País, e continua sendo um modelo de atuação, sempre honrando a memória daqueles irmãos fundadores, pois quando se olha o quanto foi praticado pelos irmãos do quadro no passado e no presente, encontramos uma grande plêiade de realizações em prol da comunidade do oriente de Itararé, ficando a cargo das novas gerações de dirigentes que virão serem os condutores da continuidade desta realização, não se limitando a serem espectadores da vida da comunidade, mas sim exercendo seu papel de CONSTRUTORES, de MODIFICADORES SOCIAIS, realizando obras que engrandecem a Ordem Maçônica.
Nossos parabéns ao Venerável Mestre Marcelo Francisco Felix Rodrigues e sua diretoria, pelo belo trabalho que vem desenvolvendo nesta gestão, ao irmão Juliano Vasconcelos Martins que ocupou o cargo nas duas gestões anteriores, também aos demais irmãos da Loja AMOR E JUSTIÇA 017 pela atuação ao longo destes anos, e pelo apoio que tem dado aos seus obreiros na construção do conhecimento maçônico, e também pelo trabalho realizado em prol da sua comunidade, além do que a Loja sempre tem apoiado a atual administração do Grão Mestrado, com seus irmãos dedicados sempre ocupando cargos e dando sua contribuição pessoal, buscando o fortalecimento da Maçonaria regional e da Maçonaria Paulista.
A atual diretoria da Loja é formada pelos irmãos abaixo:
VM: Marcelo Francisco Felix Rodrigues
1º Vig: Abel Barreto Junior
2º Vig: Rafael dos Santos Silva
Or: Roberto Alves Bergamo
Sec: Assis Munhoz
Tes: Christiano Vasconcelos Martins
A Loja trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceito e se reúne as segundas feiras as 20:00hs no Templo Amor e Justiça, que fica na rua João Ghizzi 316, Itararé, onde todos os irmãos estão convidados para participar dos seus trabalhos.
2 respostas
Oi!
Que artigo bonito, parabéns pelo trabalho feito em prol a comunidade!
Cresci indo em festa da maçonaria, tenho ótimas lembranças desses momentos, ficava eufórica quando deixavam embaixo das cadeiras números com prendas para a criançada!
Tempo bom que ficou pra trás, e que agora fica na memória.
Abraços fraternos!
Mariana
ola, interssante saber um pouco da historia da cidade de Itararé-SP e de seus persongens, em especial do TIGRINHO, parabéns