A CASA DO MAÇOM JOÃO BARONI em Barretos é uma entidade particular idealizada por irmãos da centenária Loja FRATERNIDADE PAULISTA 09 do oriente de Barretos e que foi abraçada por Maçons de todo o Brasil. Sua construção foi iniciada na administração do Venerável Mestre André Luis Peroni Ângelo, e foi concluída na administração do Venerável Mestre Rogério Ferreira da Silva. O primeiro presidente da Casa do Maçom foi o irmão Joaquim Valentim Sola.
A CASA DO MAÇOM foi criada com o objetivo de oferecer apoio aos irmãos e acompanhantes que se deslocam de todo o Brasil para realizar tratamento contra o câncer no Hospital do Amor, em Barretos, sendo que foi criado um espaço para abrigar convenientemente esses Maçons, e a construção mobilizou muitos irmãos e Lojas com doações e trabalho, para que este sonho se concretizasse.
No último dia 30 de janeiro de 2025, um grupo de irmãos da Loja TRANQUILIDADE E ESPERANÇA 045, do oriente de Catanduva, fundadora do GOP, liderados pelo Venerável Mestre atual Rodrigo Antonio Stuch e pelo irmão Nelson Bassaneti, estiveram em visita àquela entidade conhecendo as instalações da mesma,e verificando o serviço extraordinário de apoio aos pacientes que se deslocam até a cidade de Barretos em busca do tratamento para o câncer.
Por ocasião desta visita à FUNDAÇÃO CASA DO MAÇOM JOÃO BARONI os irmãos de Catanduva foram recepcionados e foram acompanhados pelo irmão Alan Rosa Hormigo, Grande Secretário de Relações do Interior da Macrorregião IV e Conselheiro do Ilustre Conselho Deliberativo-ICD.
Os irmãos visitantes sentiram-se impactados por esta grande obra social da Ordem Maçônica, que é mantida com o trabalho de abnegados irmãos e doações de Lojas Maçônicas e irmãos particularmente, de todas as Potências e de todo o Brasil,
A FUNDAÇÃO CASA DO MAÇOM JOÃO BARONI oferece atualmente 21 apartamentos com acomodação para paciente e acompanhante, com ar condicionado, frigobar, aparelho de TV, bem como roupa de cama, de banho e tapetes; serviço de quarto; transporte da Fundação para o Hospital do Amor e retorno; café da manhã e lanche da tarde; uma refeição diária, subsidiada; cozinheiras; serviços gerais; internet e estacionamento.
Toda a construção dos prédios, melhorias e manutenção da Casa do Maçom é suportada por doações, pois a fundação não recebe verba governamental. São as Lojas das Potências Maçônicas regularmente constituídas,os eventos promovidos por Lojas da região, as arrecadações de entidades paramaçônicas como Bodes do Asfalto, Capítulos DeMolay, Arco ìris e Bethel, além dos sócios colaboradores que doam de acordo com suas possibilidades, que são as fontes de receita que mantém essa grande obra social da Maçonaria Paulista.
Vários irmãos de diferentes orientes se mobilizaram para viabilizar valores financeiros que possibilitassem a construção de novos apartamentos na expansão recente, e hoje vemos esta realidade concretizada, com os apartamentos já identificados com a placa dos irmãos e entidades que colaboraram fazendo doações.
Sua Loja pode também enviar regularmente um tronco de beneficência a cada mês ou período e os irmãos também podem ser sócios colaboradores, dentro de suas possibilidades, fazendo doações através dos acessos abaixo:
PIX – CNPJ 21.545.167/0001-08
Banco Sicred: Agência 715 conta corrente 48.177-7
Banco do Brasil: Agência 6621-4 conta corrente 9954-6
Para outras informações os contatos feitos nos telefones 17-3325-7522 e 17-9-8202-0049, ou através do email: contato@casadomacom.org.br



2 respostas
Boa tarde Irmãos, Parabéns pela iniciativa dos integrantes da loja Tranquilidade e Esperança e demais Irmãos, por apoiar essa ótima Instituição que tanto ajuda as pessoas.
TFA
Anderson Vieira Cristino
Bom dia . Precisávamos nós unir mais em prol da Casa do Maçom , visto que só sabemos o quanto é importante quando usamos. Tem um irmão nosso daqui de Tupã SP que leva o pai constantemente para Barretos e é muito bem recebido e cuidado na Casa do Maçom.
TFA a todos os irmãos Visita.