NA SESSÃO COMEMORATIVA AOS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO, A LOJA UNIÃO IGARAPAVENSE 033 DO ORIENTE DE IGARAPAVA, FUNDADORA DO GOP, RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ A VISITA DE UM GRÃO MESTRE

A Loja UNIÃO IGARAPAVENSE 033 do oriente de Igarapava foi fundada no dia 16 de março de 1950, e completou este ano 75 anos de existência, onde em todo este tempo, dezenas de obreiros que ao longo do tempo compuseram as colunas dessa Loja, fizeram com que suas memórias se mantivessem viva naquele oriente, mas especialmente ativa na jornada de transformar homens de bem, em pessoas melhores, desde o longínquo ano de 1950.

E para comemorar tão efusiva data, a atual diretoria da Loja, que tem o valoroso irmão Fernando Takeo Malagutti Kodama, realizou uma belíssima Sessão Magna Branca Comemorativa no último sábado, dia 15 de fevereiro de 2025.

Um grande número de irmãos esteve presentes, além de dezenas de visitantes, convidados,  cunhadas e sobrinhos, onde anotamos mais de 120 presentes, sendo que o Grão Mestrado também prestigiou aquela oficina em data tão especial, e o Sereníssimo Grão Mestre Adjunto CELSO RIBEIRO fez questão de comparecer e levar seu abraço fraterno ao Venerável Mestre e aos irmãos do quadro, nesta Loja que pela primeira vez recebe a visita de um Grão Mestre do GOP, além de agradecer pessoalmente pelo apoio que esta Loja sempre ofereceu à atual administração do Grão Mestrado nesta gestão FERNANDO FERNANDES e CELSO RIBEIRO, e sentindo-se muito satisfeito por ser o primeiro Grão Mestre do GOP à visitar oficialmente aquela Loja.

A memória de uma Loja e dos irmãos que nos precederam não deve ser esquecida, mas sim deve ser sempre valorizada, e os irmãos da Loja UNIÃO IGARAPAVENSE 033, pelas mãos, coração e mentes de seus obreiros, tem conduzido os destinos desta Loja, mas sempre tendo em mente a oportunidade que lhes foi dada de pertencer à Ordem Maçônica, graças ao denodo e trabalho de valorosos irmãos que se dispuseram a fundar a Loja.

O Venerável Mestre Fernando Takeo Malagutti Kodama e a diretoria da Loja não pouparam esforços para realizar uma belíssima Sessão Magna Comemorativa, onde foram feitas várias homenagens, prestando agradecimentos aos irmãos que em vários momentos da existência daquela Loja contribuíram para o seu engrandecimento. Foram homenageados como Maçons Eméritos, 25 anos, os seguintes irmãos: Alcino Luiz Toscano, Carlos Humberto Gonçalves, Jair Donizeti Carrossine, José de Paula Maciel Jr, João Nobbis Jr, José Vanderlei Borges, Marcelo de Oliveira e Souza, Paulo Rogério Rider Gonçalves, Plinio Cesar Valim Vianna e Sergio dos Reis Firmino.

Também foram homenageados como Maçons Beneméritos, 35 anos, os seguintes irmãos: Carlos David, Euclides Lamberti, João Paulo Bortoletto, José Menezes Junior, José Sinicio Sobrinho, Marcio Talvio Cintra Arantes, Nelio Euripedes Machado, Newton Cesário Perim e Valdemar da Graça Correia. Como Grande Benemérito, 50 anos de atividades, foi homenageado o irmão Djalma Lutffalla, CIM 1918, iniciado no ano de 1975, e que foi testemunha viva de dois terços das atividades que ocorreram na existência desta Loja, um Maçom do qual devemos nos orgulhar por pertencer à nossa Potência. Também foi admitido como Membro Honorário o irmão Ari de Souza Lima.

Uma extensa comitiva de Autoridades Maçônicas acompanhou o Sereníssimo Grão Mestre, entre eles o Grande Secretário de Administração do Grande Oriente Paulista Paulo Cesar Dias Carneiro. Presentes os Grandes Secretários de Relações do Interior da Macrorregião VI Carlos Alberto Galante e seu Adjunto Jorge Luiz Vieira Gomes, da Macrorregião IV Alan Rosa Hormigo e da Macrorregião V Anísio Carossini. Os Delegados Regionais Daniel de Melo Monteiro, da 24ª RM, Adecliex Neuber Queiroz da Silva, da 25ª RM, Plinio Cesar Valim Vianna, da  26ª RM e Vilibaldo Faustino Jr, da 28ª RM. Também acompanhando a comitiva do Grão Mestrado anotamos a presença do irmão Marco Antonio Mauro Portella, Mestre Instalado da Loja LUZ DE RIBEIRÃO PRETO 135 e VMD, e que atuou como Presidente da Casa do Maçom de Ribeirão Preto até dezembro de 2024, entregando praticamente pronta as instalações daquela grande obra social maçônica em Ribeirão Preto.

Passados estes 75 anos, entre 16 de março de 1950 e 16 de março de 2025, são 75 anos de história e a Loja UNIÃO IGARAPAVENSE 033 continua brilhando com luz própria e com muita Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sendo uma das primeiras Lojas a serem fundadas no Estado, sendo que juntamente com a Loja NOVA LUZ 074 do oriente de Ituverava, fundada no ano de 1983, compõem a 26ª Região Maçônica do GOP, que tem o irmão Plinio Cesar Valim Vianna como Delegado Regional, e que tem realizado um excelente trabalho junto àquela Delegacia.

Os irmãos ainda puderam participar da solenidade de descerramento da placa comemorativa alusiva aos 75 anos de fundação da Loja, eternizando os nomes dos valorosos irmãos que participaram desta bela história da Loja UNIÃO IGARAPAVENSE 033, e o Sereníssimo Grão Mestre Adjunto CELSO RIBEIRO destacou a importância desta Loja para nossa Potência, e lembrou o quanto os irmãos do quadro e os que já passaram por aquele Templo já colaboraram para a história desta Loja e para aquela comunidade, exortando à que possamos sempre nos orgulhar dos feitos de todas as Lojas de nossa Potência, que formam essa grande comunidade maçônica que é o Grande Oriente Paulista.

A  história da Loja UNIÃO IGARAPAVENSE 033 continua sendo um modelo de atuação, sempre honrando a memória daqueles irmãos fundadores, pois quando se olha o quanto foi praticado pelos irmãos do quadro no passado e no presente, encontramos uma grande plêiade de realizações em prol da comunidade do oriente de Igarapava, ficando a cargo das novas gerações de dirigentes que virão serem os condutores da continuidade desta realização, não se limitando a serem espectadores da vida da comunidade, mas sim exercendo seu papel de CONSTRUTORES, de MODIFICADORES SOCIAIS, realizando obras que engrandecem a Ordem Maçônica.

Parabenizamos ao Venerável Mestre Fernando Takeo Malagutti Kodama bem como a atual diretoria da Loja, aos irmãos que os precederam na direção da Loja, pela continuidade deste grande legado dos irmãos fundadores, e que continuem este trabalho, traduzindo em obras sociais nas diversas áreas da sociedade, de maneira que possam continuarem a contribuir   também com o crescimento do Grande Oriente Paulista e com a Ordem Maçônica em nosso Estado.

2 respostas

  1. Dia memorável! Onde nosso Grão Mestre adjunto Celso Ribeiro, junto do Venerável Mestre conduziram a sessão com maestria! Parabéns!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *