NO ORIENTE DE PEDREIRA, A CENTENÁRIA LOJA FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE 100 COMPLETOU 127 ANOS DE FUNDAÇÃO NESTE MÊS DE DEZEMBRO

A centenária Loja FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE 100, no oriente de Pedreira, que tem como título distintivo “AUGUSTA E RESPEITÁVEL GRANDE ESTRELA DA PERFEIÇÃO MAÇÔNICA LOJA SIMBÓLICA FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE”, completou este mês de dezembro 127 anos de atividades, sendo uma das Lojas mais antigas do Grande Oriente Paulista, fundada em 13 de dezembro de 1898, ainda no século 19, num momento em que o País havia há poucos anos instituído o regime Republicano, deixando de ser Império.

É uma das Lojas centenárias do GOP e que muito tem contribuído com o crescimento e o destaque do Grande Oriente Paulista, em função dos valorosos irmãos que participaram ao longo dos anos de suas atividades, e aos atuais irmãos que continuam reforçando as colunas desta Loja.

No ano de 1898 no Brasil, haviam se passado 398 anos desde a Descoberta do Brasil e 76 anos desde a Independência. Estávamos no período chamado de Primeira República Brasileira, ou República Velha. Foi neste clima de início da nossa República, apenas 9 anos haviam se passado da Proclamação da República, que foi fundada a Loja FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE 100 no oriente de Pedreira.

A cidade de Pedreira está próxima à Jaguariúna, e é uma das 9 cidades que  fazem parte do Roteiro Turístico Circuito das Águas, e a Loja FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE 100, que tem como Venerável Mestre o irmão Jose Fabio Mariano Martins,  faz parte da 35ª Região Maçônica juntamente com as Lojas OS ESSÊNIOS 164 do oriente de Amparo, TEMPLÁRIOS DA FRATERNIDADE 259 do oriente de Águas de Lindoia, CAMINHOS DE ABRAÃO 333 do oriente de Tuiuti, ASGARD 353 do oriente de Holambra e ESTRELA POLAR 433 do oriente de Pedreira, e o Delegado Regional que atende à todas estas Lojas é o irmão Edison Zini.

Ilustres irmãos já fizeram parte desta Loja e muitos já nos deixaram ao longo destes anos, mas a Loja mantendo a tradição, tem em seus quadros irmãos valorosos e que dignificam a nobre Arte Real, aliado ao belo trabalho do atual Venerável Mestre irmão Jose Fabio Mariano Martins e sua atual diretoria, bem como dos demais irmãos que também já ocuparam o Primeiro Malhete daquela Loja, fazendo com que ela se destaque na Maçonaria na 35ª Região Maçônica, onde destacamos irmãos com dezenas de anos de atividade em nossa Ordem e que ainda continuam participando ativamente dos trabalhos na Loja.

Enfim, os irmãos continuam escrevendo a história iniciada pelos irmãos fundadores e também os demais que os precederam e já partiram para o oriente eterno, fortalecendo as colunas da Loja e promovendo uma interação e atuação na comunidade que transcende às paredes do Templo da Loja.

Nossos parabéns aos irmãos da Loja FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE 100 pela continuidade da história desta centenária Loja, pois é através do trabalho ímpar e de dedicação que os irmãos daquela oficina tem dedicado à causa maçônica, e graças também ao trabalho do atual Venerável Mestre Jose Fabio Mariano Martins e aos irmãos que o precederam na direção daquela Loja, que vemos as colunas da mesma fortificada a cada dia, fazendo com isso que a Loja FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE 100 revele-se este marco importante para a Maçonaria regional.

A Loja FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE 100 reúne-se as quintas feiras as 20 horas no seu Templo, na rua Ana Francisca de Oliveira 72, centro, no oriente de Pedreira, trabalhando no Rito Escocês Antigo e Aceito, onde aguarda os irmãos que quiserem participar dos seus trabalhos.

2 respostas

  1. Aos 13 dias do mês de dezembro do ano de 1898 foi fundada a Loja Fé Esperança e Caridade pelo então Coronel João Pedro de Godoy Moreira com o nome de ARLS Estrela Polar e logo em seguida (poucos meses depois, foi substituído o Nome de Estrela Polar para “Fé, Esperança e Caridade”, isso para fazer “CALAR” o Padre Alexandrino do Rego Barros, que era um crítico fervoroso da Maçonaria.
    Temos essa passagem transcrita em Ata (Original) à época, e com todas as assinaturas, do Coronel João Pedro de Godoy Moreira e dos demais valorosos IIr.’. que participaram da Fundação e da decisão pela troca do nome (“Estrela Polar” para “Fé, Esperança e Caridade”)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *