LOJA UNIÃO MOCOQUENSE 006 DO ORIENTE DE MOCOCA REALIZOU SESSÃO DE ADOÇÃO DE CINCO NOVOS LOWTONS QUE SERÃO AGORA ORIENTADOS POR SEUS PADRINHOS NA ORDEM

Uma das atribuições da Grande Secretaria das Entidades Paramaçônicas é promover regularmente as adoções de Lowtons no Grande Oriente Paulista, adotando todas as medidas de logística, planejamento e divulgação para que essas cerimônias ocorram junto às Lojas dentro dos ditames de nossos princípios e regulamentos, aproximando a família maçônica das atividades de nossa instituição.

A adoção de Lowtons é uma cerimônia maçônica ritualística considerada apadrinhamento de meninos e meninas. Segundo alguns autores, a origem desta cerimônia é muito antiga e estaria ligada aos Mistérios de Ísis no Antigo Egito, quando tinha o significado de “festa do jovem lobo”; daí alguns, ainda hoje, darem ao título “Lowton” o significado de “lobo” ou “lobinho”. A idade mínima exigida para que um menino ou menina seja adotado como Lowton, depende da Potência Maçônica, mas de modo geral a idade mínima é de 07 (sete) anos e a máxima é dos 16 aos 18 anos. A Loja e o padrinho assumem responsabilidades ao adotar uma criança como Lowton. Deverá proteger o adotado, pagar-lhe os estudos até o grau superior (se necessitado) e, se for órfão, sustentá-lo até a maior idade.

No último dia 18 de maio de 2024, a centenária Loja UNIÃO MOCOQUENSE 006 do oriente de Mococa, sob a direção do Venerável Mestre João Azarias Neto, realizou uma belíssima Sessão de Adoção de Lowtons, oportunidade em que cinco jovens foram recebidos nesta cerimônia de “apadrinhamento”.

Os cinco jovens foram recebidos num ambiente de muita harmonia, para que em adulto, possam fazer fileira com os Maçons que já trabalham em razão da criação de novos paradigmas para o bom viver da humanidade, e foram os seguintes:

Eduardo Andrade Gomes, padrinho Sergio Dias Andrade;

Fernando Pereira de Carvalho, padrinho Antonio Pereira de Carvalho Neto;

Francisco Cilino de Andrade, padrinho Júlio Cesar Cilino;

Gustavo Andrade Pícoli, padrinho Marco Antonio dos Reis;

Leonardo Moretti de Moura, padrinho Leandro de Moura Vieira.

Estiveram presentes um grande número de irmãos, cunhadas e sobrinhos, familiares dos Lowtons e também convidados. Presente  também a Segunda Princesa do Grande Bethel das Filhas de Jó, a sobrinha Maria Eduarda Ramos Cezini.

Aos irmãos e Lojas que desejarem também realizar a Adoção de Lowtons em sua oficina, basta entrar em contato com a Grande Secretaria de Entidades Paramaçônicas que receberão todas as orientações necessárias.

A centenária Loja UNIÃO MOCOQUENSE 006 irá comemorar no próximo dia 06 de agosto o aniversário de 132 anos de fundação, ocorrida no século XIX no ano de 1892, apresentando uma bela história na Maçonaria Paulista e Brasileira, tendo sido uma das lojas fundadoras do GOP.

Visitar o Templo da Loja UNIÃO MOCOQUENSE 06 é poder vivenciar o passado com o olhar do presente, pois a Loja ainda mantém expostas muitos registros de várias passagens que ocorreram durante estes quase 132 anos de existência da Loja, e sua história confunde-se com a história do Grande Oriente Paulista, e vale a pena os irmãos que puderem algum dia visitarem esta Loja em uma de suas sessões.

A Loja UNIÃO MOCOQUENSE 06 reúne-se às terças feiras, as 20hs, no seu Templo no endereço à Rua Visconde do Rio Branco 353, centro, Mococa, onde espera a visita dos irmãos em seus trabalhos.

2 respostas

  1. Fico muito grato por ter a oportunidade de participar dessa belíssima sessão e com muito carinho e dedicação aos nossos jovens e irmãos da união mocoquense parabéns a todos os envolvidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *