A FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE PAULISTA, NOSSAS ORIGENS E OS PRIMEIROS IRMÃOS ELEITOS PARA O GRÃO MESTRADO

Os fatos que levaram à fundação do Grande Oriente Paulista foram expostos nos trabalhos realizados pelos irmãos Paulo Rodarte de Faria Machado, sob o título “AS CAUSAS DA SEPARAÇÃO” e Jonas Andriani, sob o título “A CISÃO NO GRANDE ORIENTE DO BRASIL”, e entre estes fatos um foi determinante: a ocupação do Palácio Maçônico por força policial profana armada de metralhadoras, sendo o irmão Danylo José Fernandes sido denunciado, julgado e eliminado do Grande Oriente do Brasil num espaço de tempo exiguo e nunca visto em processos similares. E devido a situações análogas em outros Estados levaram à criação da Confederação Maçônica do Brasil, cujos Grão Mestres dos Grandes Orientes de cada Estado, já independentes e autônomos, formaram em 04 de agosto de 1973 o Colégio de Grão Mestres da Maçonaria.

Segundo o irmão José Frederico Zanini “o espírito que norteou as Lojas ao constituírem o Grande Oriente Paulista foi aquele expresso pela divisa latina “ORDO AB CHAO”, qual seja, o de procurar colocar ordem no conturbado e caótico ambiente maçônico paulista da época“.

Após um grupo de irmãos de várias Lojas, sob a orientação do irmão José Menezes Junior, reunirem-se em duas oportunidades no fim de julho de 1981 e em 04 de agosto de 1981, criou-se condições para a fundação de uma Nova Potência Maçônica que viesse a se desenvolver e crescer em paz. No dia 20 de novembro de 1982 o presidente da recém-criada Sociedade Civil Grande Oriente Paulista, irmão João Oscar Nelson, instalou a Assembleia Geral com as Lojas aderentes, tendo como presidente o irmão José Frederico Zanini, da Loja SOLIDARIEDADE, e o irmão Arnaldo Faria, da Loja COMÉRCIO E CIÊNCIAS, como Secretário, e que após foi transformada em Assembleia Permanente. Reaberta a sessão no dia 19 de março de 1983, foram discutidos os artigos apresentados anteriormente, e nomeada uma comissão de redação final da Constituição, que, no dia 21 de maio de 1983, após reabertura da Assembleia Permanente, a redação final da Constituição foi aprovada.

Aprovado o texto da Constituição, ela foi promulgada, e instala-se em seguida a Poderosa Assembleia Legislativa, que teve como seu primeiro presidente o irmão NILTON MASI CACCAOS, da Loja XX DE SETEMBRO, oriente da Capital, e a Poderosa Assembleia Legislativa elege então a JUNTA GOVERNATIVA, formada pelos irmãos JOSÉ FREDERICO ZANINI, membro ativo da Loja SOLIDARIEDADE nº 050, do oriente da Capital, FRANCISCO CARLOS DA SILVA, membro ativo da Loja UNIÃO E TRABALHO nº 019 do oriente de Viradouro, e ILDEBRANDO ZOLDAN, membro ativo da Loja LUZ À HUMANIDADE 068 do oriente de Campinas na época da fundação do GOP.

Neste período, outros Grande Orientes se tornaram independentes e autônomos desde o ano de 1973, fazendo com que a Confederação Maçônica do Brasil-COMAB se tornasse uma realidade.  

OS PRIMEIROS GRÃO-MESTRES ELEITOS EM NOSSA POTÊNCIA

PRIMEIRO MANDATO – 1984 – 1986

PRIMEIRO GRÃO MESTRE ELEITO – JOSÉ FREDERICO ZANINI  

O primeiro irmão a ser eleito Grão Mestre no Grande Oriente Paulista foi o irmão JOSÉ FREDERICO ZANINI, que era membro ativo da Loja SOLIDARIEDADE nº 050, do oriente da Capital, e atuava profissionalmente como bancário, Mestre Instalado já com 24 anos de iniciado em nossa Ordem, onde foi iniciado em 29 de junho de 1957. Foi o Presidente da Assembleia Geral que aprovou a criação da Constituição do Grande Oriente Paulista em 21 de março de 1983.

Durante seus mandatos importante ressaltar a instalação do Ilustre Conselho Deliberativo, a instalação do poder Judiciário e também do Ministério Público Maçônico. Na sua gestão decidiu-se pela locação de um imóvel para que fosse instalada a administração da Potência, que teve como primeiro endereço a Rua da Glória, nº 98, proporcionando melhores condições de atendimento a todas as Lojas e Obreiros.

PRIMEIRO GRÃO MESTRE ADJUNTO ELEITO – MÁRIO TOLENTINO

O primeiro irmão à ser eleito Grão Mestre ADJUNTO foi o irmão MARIO TOLENTINO, irmão iniciado em 29 de março de 1935, na centenária Loja ETERNO SEGREDO 011 do oriente de São Carlos, fundada no ano de 1899, portanto já tinha 46 anos de atividades maçônicas. Há 10 anos, no dia 02 de abril de 2014, foi fundada naquele oriente a Loja MESTRE MARIO TOLENTINO, que recebeu o número 378, e trabalha no Rito de York, reunindo-se quinzenalmente às quartas feiras, na Rua Major Inácio 1.939, centro, em São Carlos.

No mandato destes dois irmãos JOSÉ FREDERICO ZANIN e MARIO TOLENTINO, a nossa Potência se consolidava no Estado de São Paulo, e tivemos no dia 15 de março de 1983 a PRIMEIRA LOJA FUNDADA JÁ COMO GRANDE ORIENTE PAULISTA, e foi idealizada por irmãos no oriente de Teodoro Sampaio, no extremo oeste do Estado, onde foi fundada a Loja 15 DE MARÇO, que recebeu o número 070.

Naquele ano de 1983 ainda teríamos a fundação das Lojas FRATERNIDADE IBIUNENSE 071 no oriente de Ibiúna e Loja NOVA LUZ 074 no oriente de Ituverava. Recebemos também neste ano a adesão da centenária Loja LUZ DE BRODOWSKI, do oriente de Brodowski, que foi fundada no dia 01 de março de 1900, e recebeu o número 072.

E continuava a adesão de Lojas do GOB e fundação de novas Lojas, e chegamos ao final do ano de 1985 à Loja de número 106, a Loja CONSTANTINO PIFFER, no oriente de Pontal.

SEGUNDO MANDATO – 1986 – 1989

GRÃO MESTRE – JOSÉ FREDERICO ZANINI  

Após o encerramento do primeiro mandato, o irmão JOSÉ FREDERICO ZANINI foi reeleito para um segundo mandato consecutivo, agora tendo como Grão Mestre Adjunto o irmão ALBERTO AIACH, consolidando o início das atividades de nossa Potência.

SEGUNDO GRÃO MESTRE ADJUNTO ELEITO – ALBERTO AIACH

O segundo Grão Mestre ADJUNTO eleito no Grande Oriente Paulista foi o irmão ALBERTO AIACH, Mestre Instalado da Loja EDMOND JAFET 093, do oriente da Capital, que tinha sido iniciado em 08 de maio de 1954, e contava 27 anos de iniciado em nossa Ordem.

No mês de novembro de 1986 o Grande Oriente Paulista já contava com 115 Lojas, e no ano de 1987 tivemos novas Lojas sendo fundadas, e entre elas a Loja PAULO RIBEIRO 120 no oriente de Presidente Prudente, Loja onde nosso atual Grão Mestre Adjunto CELSO RIBEIRO seria iniciado no ano de 1990. Neste oriente de Presidente Prudente o Grande Oriente Paulista já contava com duas Lojas que tinham sido fundadoras do GOP, as Lojas VICENTE NEIVA 022 e ANTONIO FIORAVANTE DE MENEZES 53,  e finalizou o ano de 1989 com 145 Lojas, sendo que tivemos duas novas Lojas centenárias que também se filiaram ao GOP, a Loja JUSTIÇA E LUZ 131, do oriente de Ribeirão Preto, fundada no dia 01 de outubro de 1898, e a Loja AMOR À JUSTIÇA 133, do oriente de Itatiba, que foi fundada no dia 08 de novembro de 1900.

2 respostas

  1. Parabéns pelo trabalho.
    “O historiador é um homem que põe os factos nos seus devidos lugares. Não é como foi; é assim mesmo.”
    Fernando Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *