A FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE PAULISTA, NOSSOS GRÃO-MESTRES, E AS GESTÕES DOS GRÃO-MESTRES JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS E PASCOAL MARRACINI

À partir da administração do irmão JOSÉ MARIA DIAS NETO consolidou-se o que foi chamado de “Novos Tempos na Administração do GOP”, iniciada com o Grão Mestre DURVAL DE OLIVEIRA, e à partir dai foi imprimido um ritmo de trabalho com muito dinamismo, e com a criação do movimento que ficou conhecido por MAÇONARIA UNIDA POR SÃO PAULO-MUSP, estava-se criando condições para o reconhecimento nacional e internacional do Grande Oriente Paulista, e que viria a se consolidar nas gestões dos Grão Mestres JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS por duas gestões seguidas 2010/2013 e 2013/2016, e PASCOAL MARRACINI de 2016/2019.

No dia da publicação desta postagem, 11 de setembro de 2024, estamos assistindo também à um momento histórico, pois passados 43 anos de nossa fundação, podemos comemorar hoje esse grande marco, que é o Reconhecimento do Grande Oriente Paulista pela Grande Loja Unida da Inglaterra, que foi sacramentado nesta data pela Assembléia daquela Potência. O sonho sonhado junto por todos os irmãos do GOP, desde sua fundação, finalmente se concretizou“.

GESTÃO 2010/2013

GRÃO MESTRE: JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS

Atuando como Grande Secretário de Assuntos Assistenciais e de  Saúde na gestão DURVAL DE OLIVEIRA, o irmão JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS foi eleito Grão Mestre Adjunto na gestão 2007/2010, e havia sido iniciado em 05 de maio de 1986, na Loja EVERARDO DIAS 085 do oriente da Capital, onde foi instalado Venerável Mestre no ano de 1999. Quando foi eleito Grão Mestre tinha 24 anos de participação na Ordem Maçônica. É formado em Medicina e ainda atua em seu consultório particular.

GRÃO MESTRE ADJUNTO: PAULO DE TARSO CARLETTI

O Grão Mestre PAULO DE TARSO CARLETTI foi iniciado na Loja ESQUADRO E COMPASSO 066 em 03 de agosto de 1991, sendo que foi instalado Venerável Mestre nesta Loja em 04 de julho de 2000. Participou de várias administrações do GOP como Grande Secretário de Relações Públicas, Grande Secretário de Educação e Cultura, e na gestão 2007/2010 atuou como Grande Secretário de Administração.

Com um grande conhecimento maçônico e acadêmico, o “Professor CARLETTI”, como era carinhosamente chamado, assumiu como Grão Mestre em 22 de fevereiro de 2013 até 30 de junho de 2013 devido a desincompatibilização do Grão Mestre JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS que concorreu ao segundo mandato.

GESTÃO 2013/2016

GRÃO MESTRE ADJUNTO: RICARDO GUISADO

Sendo reeleito o Grão Mestre JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS para o período 2013/2016 em seu segundo mandato, o Grão Mestre Adjunto eleito foi o irmão RICARDO GUISADO, tendo sido iniciado em 08 de ABRIL de 1989, já com 24 anos de atividade na nossa Ordem por ocasião da eleição, e que era membro ativo da Loja XX DE SETEMBRO 020, do oriente da Capital, e que havia sido Venerável Mestre da Loja TROLHA DA LAPA na gestão 2000/2001. Na gestão anterior do Grão Mestrado havia participado como Grande Secretário de Finanças.

AUMENTO DOS TRATADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Durante o primeiro mandato do Grão Mestre JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS 2010/2013 destacamos ter sido feito o primeiro Tratado firmado com Potência Maçônica Americana, a Grande Loja deWashington-DC, e posteriormente de diversos Tratados Internacionais. Já no segundo mandato de 2013/2016 ocorre a fundação no Grande Oriente Paulista do Tabernáculo da Ordem dos Sacerdotes Cavaleiros Templários da Inglaterra e no período de 2014/2015 o Grão Mestre JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS foi eleito Presidente da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB.

Ao finalizar seu segundo mandato, tendo ficado seis anos à frente do Grão Mestrado, o Grão Mestre JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS, é fundada a Loja ALIANÇA FRATERNA número 388 no oriente de São José do Rio Pardo, e que trabalha no Rito Brasileiro.

GESTÃO 2016/2019

GRÃO MESTRE: PASCOAL MARRACINI

Iniciado no dia 19 de outubro de 2001 na Loja INTEGRIDADE 001 do oriente de Capivari, o Grão Mestre PASCOAL MARRACINI foi eleito quando tinha 14 anos de participação na Ordem Maçônica, e já participava da Loja ESQUADRO E COMPASSO 066 onde havia sido filiado no ano de 2007 e foi Venerável Mestre desta Loja no período 2011/2012. Participou como Grande Secretário de Saúde da gestão do Grão Mestre JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS. Profissionalmente atua como administrador de entidade hospitalar.

GRÃO MESTRE ADJUNTO: FERNANDO FERNANDES

Foi iniciado na Loja APÓSTOLOS PAULISTAS em 28 de novembro de 1985 e quando foi eleito Grão Mestre Adjunto participava da Loja 21 DE MARÇO 190, da qual foi Venerável Mestre no período 1995/1996. Participou do Grão Mestrado como Grande Procurador Auxiliar, Delegado Regional, Grande Secretário de Relações Públicas, Grande Secretário de Ritualística e Presidente da Mútua Maçônica Paulista. Foi eleito Grão Mestre posteriormente nos anos 2019/2022 e 2022/2025. É advogado e funcionário público federal aposentado.

Na gestão dos irmãos PASCOAL MARRACINI e FERNANDO FERNANDES 2016/2019 se destacou a modernização das atividades do Grão Mestrado e uma maior aproximação com as Lojas do interior, a aquisição do terreno que abrigava o hotel ao lado direito possibilitando que se projetasse a construção de uma nova sede nos quatro terrenos de propriedade do GOP, e também foi em 2019 que ocorreu a assinatura dos Tratados de Amizade e Compartilhamento de Território com o Grande Oriente do Brasil-GOB e com a Grande Loja do Estado de São Paulo-GLESP.

No encerramento do mandato do Grão Mestre PASCOAL MARRACINI é fundada a Loja ACÁCIA DE CAPELA DO ALTO número 420 no oriente de Capela do Alto, que fica entre Sorocaba e Tatuí.

Com esta publicação encerramos esta retrospectiva dos irmãos que ocuparam o cargo de Grão Mestre ao longo destes anos de nossa fundação, pois a gestão do atual Grão Mestre FERNANDO FERNANDES ainda não se encerrou, pois teve início em 2019 e ele tem mandato até o ano de 2025, pois foi reeleito em 2022.

O objetivo de trazer estas informações foi de jogar luz sobre o trabalho realizado ao longo dos anos por estes nobres irmãos que tanto se empenharam para que nossa Potência chegasse às condições atuais. Evidentemente que os feitos dos mesmos não se esgotam no que aqui foi apresentado, pois este foi um pequeno espaço que dedicamos a eles, para que vocês, leitores do Blog Em Destaque, conhecessem e reverenciassem estes irmãos que tiveram grande participação na construção desta grande Potência Maçônica em que se transformou nosso querido GRANDE ORIENTE PAULISTA.

2 respostas

  1. Excelente iniciativa. É uma ação que resgata e preserva a memória histórica do Grande Oriente Paulista, que não tinha ainda sido feita até então . São irmãos que deram muito de si mesmos e eu sou testemunha disso. Neste dia de reconhecimento pela GLU da Inglaterra,, vale lembrar que tudo começou desde a gestão do Serenissimo José Maria Dias Neto. Muitos Irmãos lutaram por isso.

  2. Não podemos deixar de louvar o trabalho desenvolvido pelos Grãos Mestres do Grande Oriente de São Paulo/Independente, cerne do Grande Oriente Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *