Neste ano de 2022 quando iremos comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, também ontem dia 9 de janeiro de 2022 comemorou-se o bicentenário do Dia do Fico, e que remete aos primórdios do início da Maçonaria no Brasil, que igualmente também nos leva a comemorar os 200 anos da Maçonaria no nosso País.
Em um recente artigo escrito pelo irmão Aildo Virgilio Carolino, ficou evidente a importante participação do maçom José Clemente Pereira para que ocorresse o Dia do Fico, o que levaria ao processo de Independência do Brasil, pois “na qualidade de presidente do Senado da Câmara do Rio de Janeiro, o irmão José Clemente Pereira foi o portador dessa representação escrita, e que foi entregue em mãos do Imperador D. Pedro I, dirigindo-lhes calorosas palavras de apoio num enérgico discurso, e obtendo dele resposta afirmativa, pois, depois daquele ato solene, foi celebrado em 09 de janeiro de 1822 o “Dia do Fico”.
O Dia do Fico, como entrou para a história do Brasil o 9 de janeiro de 1822, marcou o início daquele ano que seria o da independência política da então colônia portuguesa. Pressionado pela metrópole para retornar e promover recolonização do Brasil, Dom Pedro I anunciou naquele dia a sua permanência em terras brasileiras. Essa decisão marcou o não cumprimento de uma ordem portuguesa no Brasil, e esse descumprimento representa a desobediência, ou seja, os mandos de Portugal já não tinham mais validade aqui, o que abriu caminho para a Independência do Brasil.
O papel da Maçonaria na Independência do Brasil foi fundamental e, dos maçons históricos naquele período temos entre outros Dom Pedro I, José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim Gonçalves Ledo, este o verdadeiro Grande Arquiteto de nossa Independência.
No ano em que a Maçonaria em nosso País chega aos 200 anos e o Grande Oriente Paulista-GOP já completou 40 anos de fundação, estamos presenciando um grande avanço em nossa Potência, nos consolidando dentro da Maçonaria Paulista, com crescimento homogêneo, aumento em número de Lojas e irmãos, modernização do GOP, reconhecimento internacional sem precedentes, mesmo com a pandemia em curso há quase dois anos, tudo isto devido a atuação do Grão Mestrado na curta gestão do Sereníssimo Grão Mestre FERNANDO FERNANDES (que foi abreviada por um longo período com o GOP e as Lojas fechadas) pois com seu trabalho e experiência proporcionou que as Lojas tivessem orientação e apoio para seu funcionamento neste período inédito que estamos vivenciando, onde ficamos muito tempo sem fazer nossas reuniões presenciais. O trabalho que já foi desenvolvido vem pavimentando e nos projetando como a Grande Potência do Futuro na Maçonaria Paulista, o que muito nos orgulha de pertencer ao Grande Oriente Paulista.

Trono usado por D.Pedro I no Templo 
Pintura Dia do Fico 


2 respostas
Pode ser publicada no particular para as pessoas comuns ?
Sim irmão Romão, pode divulgar no mundo profano. Inclusive este foi um tema divulgado em dezenas de jornais televisivos e mídia impressa, exaltando a participação da Ordem Maçônica.