O CASTELO DA ORDEM DOS ESCUDEIROS DO BRASIL é uma instituição paramaçônica para garotos, filiada ao Supremo Conselho DeMolay Brasil, onde são aceitos integrantes meninos entre 7 e 12 anos completos, não sendo necessariamente ser filhos de Maçom, podendo ser qualquer jovem da sociedade.
O objetivo dos Escudeiros é permitir a garotos mais jovens a oportunidade de participar de algumas divertidas atividades da Ordem DeMolay, mas sem que sejam sobrecarregados com a grande diferença de idade e trabalho ritualístico, que são parte da Ordem DeMolay. A organização básica é chamada CASTELO e cada CASTELO é patrocinado por um Capítulo DeMolay.
Participando de um CASTELO, é possível auxiliar na formação desses garotos visando o desenvolvimento intelectual, social e na formação do caráter de jovens seguidores da verdade e da retidão, e que se tornem aptos a adentrarem posteriormente em algum Capítulo da Ordem DeMolay.
No oriente de Olimpia, a Loja FRATERNIDADE OLIMPIENSE patrocina, através dos seus integrantes e também dos Jovens do Capítulo FRATERNIDADE OLIMPIENSE 217 da Ordem DeMolay, o CASTELO FRATERNIDADE OLIMPIENSE 88 da Ordem dos Escudeiros, e que tem realizado muitas atividades culturais e filantrópicas.
No último dia 08 de fevereiro de 2025, ocorreu a instalação da gestão 1/2025 do CASTELO FRATERNIDADE OLIMPIENSE 88, onde numa bela sessão ritualística, a Comissão Instaladora foi composta somente por Escudeiros/DeMolay. Foi empossado como Mestre Escudeiro Davi Lucas Pires de Freitas, como Primeiro Escudeiro Samuel Silva Estefani, e como Segundo Escudeiro José Henrique Martins. Presente estimulando os jovens e também assumindo como novo Preceptor o irmão Theodoro A. Marcuzo. Presentes também as meninas representantes das FILHAS DE JÓ, os jovens do Capítulo da Ordem DeMolay, Cavaleiros Maçons, além de vários tios Maçons, e os pais e irmãos dos jovens Escudeiros.
Em outros períodos de anos anteriores, os jovens Escudeiros participaram de atividades culturais na cidade de Olimpia, visitas ao Museu de Arte Sacra de Olímpia, onde conheceram várias exposições religiosas com as instruções da orientadora Pietra, também visitas ao Museu do Folclore, onde aprenderam a história da cidade de Olimpia, a origem indígena na região e o início do festival do Folclore até os dias de hoje, participam no mês de novembro de cada ano de homenagens à Bandeira Nacional, ações de arrecadação de alimentos, campanha de recicláveis, e outras iniciativas em prol da comunidade Olimpiense, sempre atuando junto aos jovens do Capítulo DeMolay.
Parabéns aos garotos do CASTELO FRATERNIDADE OLIMPIENSE 88, por perseverarem nesta iniciativa e dispenderem parte do seu tempo, do seu trabalho, da sua alegria em servir, e que continuem nesta nobre causa que abraçaram quando decidiram participar dos trabalhos deste CASTELO.










Uma resposta
A Ordem dos Escudeiros (Castelo) é um caminho para excelente recrutamento para a Ordem DeMolay. São garotos diferenciados e que leva ao Capítulo DeMolay uma estrutura sólida e comprometida.